IGTV: saiba tudo sobre a nova plataforma de vídeos do Instagram

IGTV: saiba tudo sobre a nova plataforma de vídeos do Instagram

IGTV está causando um verdadeiro frisson no mundo das grandes desenvolvedoras de tecnologia web, dos simples usuários mobile e de toda uma multidão de profissionais e empresas que criam conteúdos ou promovem suas marcas se utilizando das mídias sociais.

Trata-se de uma nova plataforma do Instagram exclusiva para vídeos que, segundo o CEO Kevin Systrom, veio para revolucionar a forma como assistimos vídeos e rivalizar não só com outras plataformas como o YouTube, mas com a própria televisão!

Já sabemos o poder que o Instagram tem perante o público web e a relevância comercial que ele adquiriu ao longo dos últimos anos, superando em vários aspectos até mesmo o seu próprio “irmão mais velho”, o Facebook. Sendo assim, é claro que não queremos perder nenhum detalhe sobre esta novidade, certo? Continue lendo e entenda porque o IGTV é a sensação do momento.

IGTV e Instagram são a mesma coisa?

A princípio não. O IGTV é um aplicativo separado e independente do Instagram que já está disponível gratuitamente para os principais dispositivos mobile. São aplicativos diferentes, porém completamente integrados que apresentam interface semelhante, usabilidade muito parecida e, inclusive, são acessados usando o mesmo login.

O próprio Instagram também promove essa integração e suas novas atualizações já possuem um ícone (em formato de TV com um raio dentro), ali em cima, à direita, perto das Stories, que permitem acesso ao conteúdo do IGTV pelo usuário do Insta que, por algum motivo, não queira baixar o novo aplicativo.

Como as contas para acesso a ambos aplicativos é a mesma, ao acessar o IGTV você automaticamente estará seguindo os mesmos usuários que já acompanha no Instagram.

Vídeos maiores, melhores e na vertical

Todo mundo lembra que no início o Instagram não permitia vídeos, até que ao longo dos anos passou a permitir, com limitação de tempo e depois também através do Stories. O IGTV representa uma enorme mudança nesse sentido e inicialmente permite vídeos de até uma hora de duração e com resolução de até 4k.

Por enquanto, a plataforma também vai funcionar apenas com vídeos no formato vertical (câmera em pé). Isso pode vir a ser alterado, como já nos demonstrou as concessões que foram feitas em relação ao stories. Porém fica claro que o IGTV realmente tem o desejo de mudar o jeito que as pessoas vêem vídeos, a começar pelo sentido da tela. A alta resolução permitida também indica que a novidade pode estar de olho nas produções mais profissionais para preencher sua “grade de conteúdo”.

Um detalhe importante: a plataforma possui sua versão web e permitirá o upload de vídeos através de computadores.

Como funciona a plataforma?

A primeira peculiaridade que você vai notar quando abrir pela primeira vez o seu IGTV é que, logo após aparecer aquela imagem chuviscada - remetendo às TVs analógicas fora de sintonia - os vídeos disponíveis já começam a ser transmitidos automaticamente, como se tivéssemos realmente ligado uma televisão.

Focada em atender principalmente criadores de conteúdo, a plataforma IGTV funcionará através de canais, como o YouTube, onde ficarão armazenadas as postagens dos usuários. Os usuários que entrarem no app “a passeio”, apenas para assistir, não serão obrigados a criar canais para si.

Outra semelhança com o YouTube é a existência de abas que te ajudam a navegar nos conteúdos. No IGTV são quatro abas: “Para Você”, com sugestões baseadas nas suas curtidas; “Seguindo”, com os conteúdos de quem voc? segue; “Populares” e “Continuar Assistindo” com o histórico das suas últimas visualizações.

Os vídeos poderão ser curtidos e comentados, como qualquer postagem no Instagram e poderão ser compartilhados através de Direct (mensagem direta) que também está integradíssima com o Insta.

Onde o Instagram pretende chegar com o IGTV?

Com certeza ainda é muito cedo para fazer qualquer projeção definitiva, mas já é possível perceber que o IGTV é um projeto pretensioso com potencial para movimentar ainda mais o mundo web e injetar mais força econômica neste setor. Vale lembrar que o IGTV entra na parada impulsionado pelos mais de 1 bilhão de usuários do Insta ao redor do mundo.

O aplicativo ainda deve sofrer uma série de alterações durante este período inicial e pode evoluir ainda mais acerca de formatos de vídeo, utilidades e possibilidades de interação. A questão de como tudo isso será monetizado ainda não foi divulgada, mas a ver pelo foco no público de criadores de conteúdo, podemos esperar em breve novidades sobre o assunto.

Esperamos que este artigo possa ter aberto um pouco seus horizontes acerca do IGTV. Você já baixou o aplicativo ou já deu uma navegada nos vídeos pelo app do Instagram? Conta pra gente como foi sua experiência e o que tá achando dessa novidade. É só deixar um comentário!

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

Quer tirar suas dúvidas?

Fale com nosso especialista!

x