07 06 2018
| Atualizado em
19 10 2019

Marketing Digital - O que é preciso para começar?

Marketing Digital - O que é preciso para começar?

O Marketing Digital com o passar do tempo tem se tornado item mais do que fundamental para empresas de todos os portes, e um dos motivos, entre outros vários que o levam a atrair cada dia mais e mais empresas adeptas ao uso de suas estratégias é por se tratar de algo altamente assertivo mesmo exigindo pouco investimento financeiro. 

Se você busca por presença on-line para sua empresa ou negócio e quer vê-la crescer e prosperar, acompanhe esse blog post e aprenda como adentrar no mundo do Marketing Digital.

Estude seu de mercado e execute seu planejamento

Se você é um empreendedor que deseja migrar para o marketing digital, o primeiro passo é fazer um levantamento bem detalhado sobre o mercado. Se questione qual é o seu público alvo? Onde esse público se concentra? Como é o comportamento da sua persona na internet? Qual caminho percorrer para chegar até ele? Quem são seus concorrentes e como eles tem se comportado? E o que eles têm produzido?
Quando encontrar as respostas para todos esses questionamentos, seu planejamento tem grandes chances de seguir bem encaminhado.
O Google disponibiliza uma ferramenta que facilita a função de estudar seu público-alvo. O Google Analytics é uma plataforma que analisa detalhadamente o que os usuários têm buscado, a ferramenta auxilia na elaboração de palavras-chave, disponibiliza acesso a relatórios para mensurar o tráfego do site, além de vários outros recursos, todos oferecidos gratuitamente, basta efetuar um cadastro com uma conta Gmail.

Elabore conteúdos atraentes

Já conhecendo sua persona chegou o momento de determinar como vai se relacionar com ela. Uma boa estratégia nessa fase é a criação de conteúdos relevantes, que possam atrair essa persona com o objetivo de converter esse público em clientes, ou seja, está na hora de iniciar a produção de materiais que vão servir como forma de atração - o que chamamos de Marketing de Conteúdo.

Existem diversos tipos de conteúdos que podem ser produzidos nessa fase do seu planejamento de Marketing Digital, e entre as opções estão infográficos, blog posts, ebooks, webinars, tutoriais, vídeos, entre outros.

Crie um blog

Ligado a elaboração de conteúdos atraentes, a necessidade da criação de um blog torna-se imprescindível, afinal, suas publicações precisarão de um local para serem hospedadas e o melhor lugar para isso será em um blog bem desenvolvido, de qualidade e bem estruturado.

Seu blog precisará oferecer uma boa experiência para seus leitores, ele precisa ter uma boa usabilidade, navegação simples, design limpo e responsivo, ou seja, seu blog precisa apresentar poucos ou nenhum problema de compatibilidade, deve se adequar facilmente em qualquer tela ou navegador.

Possuir presença nas redes

As redes sociais são grandes aliadas para a divulgação de conteúdos e as razões para isso são óbvias: o número de usuários está cada vez maior, o Facebook, por exemplo, é utilizado por quase 80% dos brasileiros, esses são dados disponibilizados pela própria rede social.

De qualquer forma, é necessário saber utilizar cada uma dessas redes disponíveis, cada uma possui suas especificidades, e estar no maior número de redes possíveis e atualizar constantemente seus perfis, aproximará seu negócio de um maior número de usuários.

Ou seja

Buscar entender sempre mais sobre o marketing digital, sem dúvida é o passo principal para obter estratégias bem sucedidas. Fazer apenas baseando-se no "achismo" não trará resultados efetivos e muito menos satisfatórios, por isso, é importante entender que toda ação desenvolvida com o marketing digital não trabalha de forma isolada.

Nesse artigo trouxemos apenas os 4 passos que consideramos essenciais para iniciar no marketing digital. Deixe sua opinião sobre o assunto e caso tenha mais dicas sobre o conteúdo, comenta e compartilha conosco.

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Redator(a) WB Web

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