Como criar formulários online utilizando o G Suite

Como criar formulários online utilizando o G Suite

Entre as diversas ferramentas corporativas oferecidas pelo G Suite está a de criar formulários. Através dela, você pode gerenciar inscrições em eventos, criar pesquisas de opinião, coletar endereços de e-mail para um boletim informativo, criar um questionário e muito mais.

Com o Formulários Google, é possível criar e analisar pesquisas no navegador da web, sem precisar de software especial. Além disso, o aplicativo permite que várias pessoas trabalhem simultaneamente e todas as alterações sejam salvas de forma automática.
Quer saber como criar o seu formulário online? Então vamos lá!

1. Iniciando a criação e personalizando o formulário

Para iniciar a criação do seu formulário, acesse o seu Google Drive. Dentro da página inicial, clique em Novo > Mais > Formulários Google.

Você será levado a uma página igual a essa logo acima. Agora, vamos ver como você pode personalizar o seu formulário:

  • Renomear o formulário: basta clicar em Formulário sem título e digitar um nome.
  • Alterar a aparência do formulário: no menu superior, clique no ícone da esquerda chamado de Paleta de Cores para alterar as cores. Dentro desse menu, também é possível alterar o tema do formulário para algum já existente ou ainda enviar imagens para criar o seu próprio tema.

2. Adicionando e editando perguntas

Para adicionar a primeira pergunta do formulário, basta escrevê-la onde está escrito "Pergunta sem título" e escolher na lista suspensa ao lado um dos seguintes tipos de pergunta:

  • Resposta curta. Perguntas que exigem uma resposta curta, como "Qual é o seu nome?".
  • Parágrafo. Perguntas que exigem uma reposta mais longa, como "Quais são os seus hobbies?".
  • Múltipla escolha. Permite a escolha de uma entre várias alternativas.
  • Caixas de seleção. Permite a escolha de várias opções entre as alternativas dadas.
  • Menu suspenso. Permite a seleção de uma opção dentro de um menu suspenso.
  • Escala linear. Solicita a classificação das opções em uma escala numérica.
  • Grade de múltipla escolha. Permite a seleção de um ponto em uma grade bidimensional.
  • Data. Faz com que seja necessária a seleção de uma data em um seletor de agenda.
  • Horário. Pede a seleção de uma hora do dia, ou uma duração.

3. Edição do formulário

Você pode, ainda, editar o seu formulário com as seguintes opções:

  • Adicionar um título e uma descrição: clique no ícone com dois Ts e digite um título e uma descrição curta.
  • Adicionar imagem: clique no ícone de paisagem e arraste uma imagem para a caixa ou clique em "Escolher uma imagem" para fazer upload.
  • Adicionar vídeo: clique no ícone de play e pesquise o vídeo ou adicione o URL.
  • Adicionar seção: clique no último ícone, com duas barras horizontais, e digite um título para a seção. Você também pode duplicar, excluir ou mesclar uma seção no menu aberto através do ícone com três pontos.

4. Envio e compartilhamento

Depois de concluído o formulário, você pode compartilhá-lo através do e-mail, enviando o link com a URL que leva ao formulário, ou ainda incorporando-o ao seu website.

5. Analisando as respostas

Você pode visualizar as respostas dadas de três formas diferentes:

1 - Ver um resumo das respostas. Para ver rapidamente quantos usuários preencheram o formulário e as respostas deles, clique na guia Respostas.

2 - Ver no Google Planilhas. Se você tiver uma planilha para as respostas, poderá vê-las no Planilhas Google clicando no ícone de planilhas na guia Respostas do Formulário.

3 -Fazer o download das respostas em CSV. Você pode exportar as respostas e analisá-las em outros programas de planilha ou software em um arquivo no formato CSV. Para isso, basta fazer o download na guia Repostas.

Você já utilizou o Formulários Google? E as demais ferramentas do G Suite? Deixe o seu comentário!

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

Quer tirar suas dúvidas?

Fale com nosso especialista!

x