04 04 2018
| Atualizado em
12 03 2022

Google Planilhas: auxílio para o aumento da sua produtividade

Google Planilhas: auxílio para o aumento da sua produtividade

Sabe aquela sensação de que o trabalho não está fluindo como deveria e que você perde mais tempo lidando com pequenos ajustes e revisões do que efetivamente trabalhando? O resultado disso é a baixa produtividade e frustração por conta da lentidão nos procedimentos.

Uma solução que vem sendo adotada no meio corporativo para esse problema é a utilização do Google Planilhas, um aplicativo da Google que visa justamente o aumento da produtividade através da facilidade em lidar com os dados.

Veremos neste artigo tudo sobre o Google Planilhas, como ele pode ajudá-lo e como você pode começar a utilizá-lo agora mesmo!

O que é o Google Planilhas?

O Google Planilhas é um aplicativo da Google que permite criar, editar e colaborar com planilhas diretamente do navegador, sem precisar de software dedicado. Veja só quais são as suas principais características:

  • permite a execução de qualquer tipo de tarefa, de listas de afazeres simples a cálculos que utilizam fórmulas avançadas;
  • você pode fazer análises de dados e organizá-los em gráficos, filtros e tabelas dinâmicas;
  • é permitido o acesso às planilhas em qualquer lugar e a qualquer hora, seja no smartphone, tablet ou computador – mesmo que não haja uma conexão com a internet;
  • as planilhas são compatíveis com os principais tipos de arquivos e permitem que você importe e faça a conversão em diversos formatos;
  • o Google Planilhas permite que você compartilhe suas planilhas com qualquer pessoa e que vocês editem o mesmo arquivo simultaneamente, podendo, ainda, fazer comentários em tempo real.

Como esse aplicativo pode resolver os meus problemas?

Mecanicamente, o Google Planilhas pode realizar os mesmos cálculos, filtros e gráficos que outros softwares do mercado. O seu grande diferencial está na possibilidade de acessar esses dados de qualquer lugar e, principalmente, permitir o compartilhamento e a edição simultânea dos dados.

Isso acaba com um velho problema conhecido por todos nós: você elabora um relatório e o envia para um colega revisar; ele revisa e o envia de volta para você dar uma olhada no que foi modificado; você então encaminha o documento para o seu superior; ele encontra um erro e envia o documento de volta para você corrigir. E o vai e vem do documento segue.

Esse processo todo leva muito tempo e se torna muito massivo em um ambiente em que existem inúmeras outras tarefas para serem realizadas. Além da parceria com colaboradores, o Google Planilhas facilita também a interação com seus clientes. Vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas possibilidades.

  • Parceria com colaboradores: editar uma mesma planilha em conjunto com a sua equipe pode agilizar bastante o resultado final de um trabalho, otimizando até mesmo os resultados – afinal, todos podem colaborar ao mesmo tempo e ajudar um ao outro através dos comentários.
  • Parceria com o cliente: imagine só apresentar uma planilha com informações importantes para o seu cliente contendo gráficos pontuais ilustrando tudo o que precisa ser demonstrado e ainda permitindo que ele faça sugestões e comentários dentro do próprio arquivo.

Como utilizar o Google Planilhas?

O Google Planilhas pode ser utilizado de duas formas diferentes: individualmente ou dentro do pacote G Suite:

  • Individualmente: individualmente, você pode ter acesso ao aplicativo diretamente do seu navegador ou fazer o download do aplicativo em seu smartphone ou tablet.
  • Dentro do pacote G Suite: a outra opção está inclusa quando você adquire o pacote G Suite, que é um conjunto de ferramentas empresariais que inclui e-mail empresarial, agenda, armazenamento na nuvem, documentos, formulários, apresentações, entre outras. Para entender como funciona o G Suite,  sugerimos este post.

Para acessar, basta ter uma conta no Google – que pode ser feita de forma gratuita – e começar a utilizar. Quando você faz login em um dispositivo diferente, automaticamente tem acesso a todas as suas planilhas. E caso você queira compartilhar os seus dados com outros usuários, basta que eles também possuam uma conta no Google.

Você sabia de todos os benefícios que a utilização do Google Planilhas traz para a sua empresa? Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário!

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

Quer tirar suas dúvidas?

Fale com nosso especialista!

x