14 02 2018

Como definir prioridades nas estratégias de marketing de conteúdo?

Como definir prioridades nas estratégias de marketing de conteúdo?

Definir prioridades nas estratégias de marketing de conteúdo faz toda a diferença na hora de executar o seu planejamento. Com tantas ferramentas, dados e ações, é fácil se perder no caminho, não é mesmo? Com marketing de conteúdo, o desafio é semelhante. No entanto, a etapa de produção de conteúdo e a forma como ele é publicado e divulgado pode ser decisiva. Definir esse planejamento pode gerar dúvidas, certo?

Marketing de conteúdo, embora seja uma ferramenta poderosa, não é efetivo por si só. Para ajudá-lo com tudo isso, a seguir, você saberá um pouco mais sobre quais são os primeiros passos a serem tomados. Sua estrutura de inbound marketing está formada de acordo? Quais ações devem ser priorizadas? Confira!

Todo planejamento em marketing de conteúdo parte dos recursos

O primeiro passo lógico para definir as prioridades de sua estratégia de marketing de conteúdo é saber reconhecer seu ponto de partida. Muitas empresas pecam por querer implementar uma estratégia de marketing incompatível com seu escopo.

Suas redes sociais, como Facebook ou Instagram, estão com uma audiência satisfatória? O banco de dados de informações dos seus clientes é organizado e qualificado? Já existe um blog ou tudo está sendo construído agora?

É importante considerar que o marketing de conteúdo existe para potencializar ações de marketing digital. Portanto, é preciso uma estrutura que possa dar base para que sua estratégia de conteúdo seja efetiva e gere resultados.

Defina o produto e a persona de seu público

O conteúdo não é produzido sem que haja um direcionamento. É preciso, primeiramente, saber qual produto está sendo vendido. Com isso, é necessário também entender quem é esse público a ser atingido. Para auxiliar em seu planejamento, o marketing de conteúdo utiliza a figura da persona.

Uma persona é um perfil que, embora fictício, representa seu público ideal de forma concreta. Ao lidar com marketing de conteúdo, é preciso pensar em mais do que informações e dados demográficos de público-alvo. Uma persona representa o cliente que sua empresa planeja impactar, suas preferências, dores, hábitos de consumo.

Por fim, parte-se para os elementos que formarão o conteúdo. No caso, sua forma de publicação e divulgação. Um ponto de partida em comum entre várias empresas é um blog. Trata-se de um formato que pode ser compartilhado nas redes sociais utilizadas por sua persona.

Outro elemento importante a ser priorizado em sua estratégia de marketing de conteúdo é sua produção. Estratégias de otimização para ferramentas de busca (SEO), como a escolha de palavras-chave, são vitais para o bom posicionamento de seu conteúdo.

Organizar a frequência e os assuntos a serem abordados por seu conteúdo é outro ponto essencial. Ter um blog constantemente alimentado e com uma boa divulgação faz toda a diferença em seu planejamento. Isso envolve, novamente, conhecer sua persona. Saiba quais são os canais utilizados nessa relação e qual é a melhor divulgação para que esse conteúdo seja impactante.

Quais são os objetivos de seu marketing de conteúdo?

Provavelmente você já ouviu falar de uma metodologia chamada SMART (Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound). Cada um desses termos indica como seus objetivos serão definidos. Cada foco pede uma prioridade diferente em seu marketing de conteúdo. Confira mais a seguir.

  • Specific (específico): cada detalhe faz diferença. Tenha o máximo de informações possível ao delimitar seus objetivos.
  • Measurable (mensurável): aquilo que pode ser mensurável é concreto. Saiba medir indicadores como o ROI (Return of Investment – Retorno de Investimento) e monitorar suas metas.
  • Attainable (atingível): procure referências entre sua concorrência. O que sua estratégia pode atingir no momento? O que seu cliente precisa que não está sendo atingido pela concorrência?
  • Realistic (realista): com base nos recursos e no cenário de seu mercado, o que é possível atingir? O que é possível superar com o que se tem?
  • Time-bound (com prazo definido): objetivos adaptam-se à necessidade. Estabeleça prazos para suas metas.

Vale ressaltar: 

Definir prioridades em marketing de conteúdo depende de um conhecimento de seus objetivos, seu público e seu mercado. E de como seu conteúdo se desenvolverá em meio a tudo isso.

Diferentes objetivos e metas pedem ações diferenciadas. Vendas exigem pontos de conversão mais presentes. Já um objetivo de engajamento exige destaque e trabalho de SEO em seu conteúdo.

Cada momento que sua empresa atravessa pede por uma estratégia de marketing de conteúdo que cresça da mesma forma. É necessário consistência e continuidade em relação a todas as suas outras ações.

Começar do zero parece difícil, mas com foco e organização no que já existe, é possível estruturar algo estável. O primeiro passo é sempre o mais difícil, mas sabendo definir as bases e prioridades certas, o marketing de conteúdo evolui. O objetivo final é fazer com que seu conteúdo converta-se em resultados e gere negócios. 

Já sabe por onde começar a priorizar sua estratégia de marketing de conteúdo? O que seu público precisa para ser qualificado e convertido? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários. Até a próxima!

Como você pretende começar a sua estratégia de conteúdo? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

Quer tirar suas dúvidas?

Inscreva-se para receber novidades

Wb Web Marketing Digital

307 Sul, Av. LO 09, Lote 11, Sala 04, CEP 77.015-482 Palmas Tocantins

633215.4264

6398103.1865

Siga-nos