Google Drive: segurança para seus documentos

Google Drive: segurança para seus documentos

 

Por muitos anos dependemos de mídias de armazenamento físicas para salvar todos os documentos e dados empresariais – desde os mais triviais até aqueles essenciais e sigilosos. Disso, decorriam vários problemas: local para armazenamento das mídias, classificação de seus conteúdos, preocupação com segurança e perda de dados.

Com a popularização do armazenamento na nuvem, vários desses problemas foram resolvidos. Através da utilização do Google Drive, é possível armazenar uma grande quantidade de informações em servidores seguros e de fácil acesso para quem tem permissão.

Veremos agora tudo o que Google Drive oferece para a segurança dos documentos corporativos.

Segurança interna

Sabe aqueles relatórios de dois anos atrás que você gostaria de rever, mas não sabe mais onde encontrar? Ou aquele projeto que está sendo realizado em conjunto e o arquivo precisa ser salvo e enviado de um membro da equipe para outro várias vezes ao dia? 

Esses são dois problemas facilmente resolvidos pelo Google Drive. Iremos iniciar falando sobre três pontos importantes sobre a segurança interna: backup, compartilhamento de arquivos e organização.

Backup

O backup é uma prática que consiste em salvar os arquivos em mais de um local. Isso evita que você fique sem as informações que você precisa caso o seu laptop estrague, por exemplo. Até pouco tempo, os backups eram realizados em CDs, pen drives ou HDs externos, mas, com a possibilidade de armazenamento na nuvem, o processo ficou muito mais fácil.

Não é mais preciso utilizar dezenas de CDs ou pendrives – que poderiam acabar se perdendo no meio de tantos outros dentro da empresa – para salvar os dados. Com alguns cliques você pode enviar todos os seus documentos para o servidor do Google Drive e ter a certeza de que eles continuarão lá até que você os delete.

Compartilhamento de arquivos

Trabalhar em um projeto em grupo era sinônimo de criar dezenas de versões de um mesmo arquivo e enviar várias vezes de um membro para outro até chegar à versão final. Essa prática, além de bastante lenta, não é nada segura, pois essas versões intermediárias ficavam salvas em CDs, pendrives ou e-mails (e algumas vezes acabam se perdendo).

Através do Google Drive, é possível trabalhar em conjunto em um mesmo arquivo que está hospedado na nuvem. Dessa forma, todos os envolvidos podem colaborar simultaneamente na produção, edição e revisão dos documentos. O gerenciamento de arquivos no Google Drive garante que nenhuma versão se perca e que a edição e o compartilhamento ocorram de forma segura e otimizada.

Organização

Você já teve que testar dezenas de CDs até encontrar o arquivo que estava procurando? Ou, pior ainda, acabar nem encontrando no final das contas? 

Com a utilização do Google Drive você poderá utilizar uma interface muito simples e organizada, que permite alocar os arquivos em pastas, tornando a busca de dados muito fácil.

Segurança externa

A segurança dos dados em relação a acessos externos é uma das grandes preocupações dos empreendedores que utilizam o Google Drive. Será que é possível que os seus dados sigilosos sejam acessados por alguém de fora da empresa?

O Google se preocupa muito em manter um nível de segurança altíssimo para que todos os dados armazenados em seus servidores sejam completamente invioláveis. Podemos citar algumas medidas de segurança, como:

  • Encriptação SSL: a transmissão de dados entre você e o servidor do Google é criptografada, ou seja, é muito difícil que alguém de fora intercepte o arquivo. E, mesmo que isso acontecesse, a sua leitura não seria possível.
  • Servidores seguros: os servidores utilizados pelo Google são protegidos por tecnologias de ponta e apresentam alto nível de estabilidade. Além disso, os locais físicos dos servidores são mantidos sob forte vigilância.
  • Autenticação em duas etapas: quando você acessa o Google Drive através de um computador desconhecido, será necessário, além da inserção de sua senha, que você digite um código enviado para o seu celular. Isso aumenta ainda mais a dificuldade nos acessos por desconhecidos.
  • Controle de acesso: mesmo que alguém conseguisse burlar todo esse sistema de segurança, você ficaria sabendo através do registro de acessos que é realizado pelo Google Drive.

Você conhecia os padrões de segurança e as soluções apresentadas pelo Google Drive? Espero que essas informações tenham sido úteis a você! Tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo ou entre em contato.

 

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Redator(a) WB Web

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