Você sabe calcular o ROI das estratégias de inbound marketing?

Você sabe calcular o ROI das estratégias de inbound marketing?

Um dos maiores benefícios do inbound marketing é a possibilidade de mensuração dos resultados de uma maneira relativamente acessível. Dessa forma, temos maior controle de nossas ações e definimos o que pode ser melhor para estratégias futuras.

Dentre as métricas utilizadas, também denominadas KPI (Key Performance Indicator ou indicador chave de performance), estão o ciclo de vida do cliente, o custo de aquisição do cliente e o retorno sobre o investimento (ROI). Essencial para avaliar o retorno financeiro de um negócio, o ROI é também responsável pela atração de sócios e investidores, bem como a avaliação do progresso das ações de marketing.

Mas você sabe como calcular o ROI de inbound marketing? A gente ensina!

Mas, afinal, o que é ROI?

ROI, ou Return on Investment, é um termo usado no mundo dos negócios para identificar retornos financeiros, tanto positivos quanto negativos. Ele é especialmente utilizado por executivos e empreendedores para avaliar se um projeto merece maior investimento, ajudando-os a gerir melhor os seus negócios.

A interpretação do ROI varia de empresa para empresa. R$500,00 podem não fazer diferença para uma grande indústria de cimento, mas são essenciais para um confeiteiro microempreendedor. Por isso, no momento de interpretar os dados, não há regras estabelecidas. Leve em conta o custo de seus produtos, a margem de lucro esperada e as informações que achar necessárias para a obtenção de valores condizentes com a sua realidade.

Qual é a importância do ROI para a tomada de decisões da empresa?

Um dos erros mais cometidos em campanhas de marketing digital é não definir critérios para a visualização de resultados. Isso pode acontecer por erros na definição das medidas, já que muitos empresários não sabem como começar a mensurar o retorno de uma campanha de inbound marketing. Consequentemente, acabam não fazendo um uso inteligente de seus recursos financeiros, por vezes atingindo as pessoas erradas em suas estratégias de marketing.

O objetivo do ROI é revelar se o dinheiro está tendo o destino correto na estratégia da empresa. No Inbound Marketing, por exemplo, o ROI é essencial para determinar quais ações e recursos estão gerando resultados.

Definindo as métricas

Antes de calcular o ROI de um investimento, é preciso saber qual tipo de retorno a empresa deseja obter com uma campanha de inbound marketing. Afinal, nem todos os retornos de uma campanha são convertidos, diretamente, no aumento das vendas. Dessa forma, verificamos se a produção de conteúdo está bem direcionada, provocando interações construtivas e gerando leads para as empresas.

A avaliação da produção de conteúdos, o tráfego do site, bem como o engajamento nas redes sociais e a geração de leads são essenciais para entendermos se os investimentos estão gerando retornos ou não.

Como calcular o ROI de inbound marketing?

O ROI de inbound marketing é uma relação simples entre a quantidade de dinheiro ganho ou perdido e o investimento na campanha. Assim, verificamos quanto ganhamos em relação a quanto gastamos. Para isso, basta utilizar a fórmula simples:

  • ROI = (lucro do investimento - custo do investimento)/ custo do investimento

Dessa forma, somamos as vendas provenientes da campanha de inbound marketing e subtraímos todos os custos gerados por ela, como os serviços de e-mail marketing, anúncios em mídias sociais, links patrocinados, dentre outros. Em seguida, dividimos esse valor pelo investimento realizado.

Algumas pessoas optam por calcular o ROI separadamente, de acordo com ferramenta utilizada na campanha. Nesses casos, faz-se o cálculo para o Google Adwords, o e-mail marketings, o Facebook Ads, e assim por diante.

A mensuração do ROI de inbound marketing é um recurso acessível para a aplicação mais inteligente de investimentos, aproximando a empresa de seus objetivos. Com o estabelecimento cuidadoso de índices e acompanhamento de resultados, o empreendedor e seus times terão mais certeza de estarem trilhando o caminho correto em seu processo de tomada de decisões!

E você, já fez investimentos ou iniciou uma estratégia de marketing digital sem acompanhar os resultados? Repetiria essa experiência? Conte suas histórias na sessão de comentários abaixo!

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Redator(a) WB Web

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