Skype X Hangouts: qual é o melhor para videoconferências?

Skype X Hangouts: qual é o melhor para videoconferências?

Quando falamos de ferramentas para realizar videoconferências, já temos várias opções disponíveis na internet. As duas principais são o Skype e o Hangouts. Mas qual delas é a melhor para você? Vamos conferir todas as características de cada uma das opções para que você possa decidir qual é a melhor para o seu negócio!

Visão geral

Tanto o Hangouts quanto o Skype têm a mesma proposta: possibilitar a conversa entre os usuários, seja por texto, voz ou vídeo. Ambos estão disponíveis para diversas plataformas – desktop, smartphone e tablet. Além disso, é possível ter acesso às ferramentas diretamente pelo navegador, sem a necessidade de fazer download do software.

Histórico

O Hangouts pertence ao Google e foi incorporado ao Gmail para substituir o Google Talks. Já o Skype, foi adquirido pela Microsoft e foi o substituto do MSN Messenger, sendo também incorporado ao Outlook.com, que substituiu o Hotmail.

Contatos

Através do Hangouts, é possível se comunicar com os seus contatos do Gmail que possuem a conta vinculada ao Google. Para isso, basta selecionar um dos contatos sugeridos ou então clicar em "Novo Hangout" para ter acesso a uma lista com todos os contatos.

Já o Skype permite que você se comunique com os seus contatos do próprio Skype, do Outlook.com e também do Google e do Facebook – é preciso apenas vincular à conta. Não há contatos sugeridos na tela inicial, mas é possível ver todos os contatos disponíveis clicando em "Nova Conversa".

Status

Enquanto o Hangouts possui apenas o status online, o Skype permite que você sinalize quando estiver ocupado ou ausente, além de dar a opção de ficar invisível, em que não é preciso aparecer online para saber quem está online e iniciar uma conversa.

Mensagens de texto

Tanto o Skype quanto o Hangouts possuem uma ferramenta de troca de mensagens de texto de fácil utilização, com a opção de envio de fotos e interação através de emoticons.

Ligações

Ambos os programas permitem que você realize ligações gratuitas para os seus contatos que estiverem disponíveis no momento e também ligações tarifadas para telefones fixos e móveis.

Bate-papo por vídeo

Chegamos ao principal ponto de análise entre os dois produtos: as videoconferências. Vamos ver as principais características de cada um deles:

  • Tanto o Hangouts quanto o Skype permitem videoconferências com até dez pessoas participando simultaneamente;
  • Ambos permitem o compartilhamento de tela e o envio de arquivos, porém o Hangouts dá a opção de compartilhamento de arquivos que estejam no Google Drive;
  • O Hangouts possui a opção "On Air", que transforma a videoconferência em uma transmissão ao vivo – isso permite que ela seja acessada pelo perfil do Google+ e pelo YouTube.

Integração do Hangouts

Um grande diferencial apresentado pelo Hangouts é a possibilidade de integração do produto com os demais produtos do pacote G Suite – um pacote de ferramentas do Google muito útil para o mundo corporativo.

Feita essa integração, é possível agendar uma reunião via Hangouts, adicionar o evento à Google Agenda e ainda receber um e-mail no Gmail lembrando do compromisso. Além disso, é possível compartilhar facilmente arquivos hospedados no Google Drive durante uma videoconferência.

Apesar de possuírem características bem semelhantes, o Hangouts se destaca ao disponibilizar alguns diferenciais durante o bate-papo por vídeo e, principalmente, pela integração que possui com outras ferramentas do G Suite, o que facilita bastante a organização e execução de uma videoconferência.

É importante lembrar, ainda, que ambos produtos são gratuitos e podem ser acessados pelos links: Hangouts e Skype.

Você conseguiu decidir qual é a melhor ferramenta de videoconferências para o seu negócio? Gostou do conteúdo apresentado? Deixe o seu comentário!

 

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

Quer tirar suas dúvidas?

Fale com nosso especialista!

x