Como mensurar resultados no Facebook?
As redes sociais se tornaram recursos indispensáveis para as campanhas de marketing. O Facebook, por ser a mais popular do mundo, possui lugar de destaque neste cenário.
No entanto, apenas publicar na plataforma para divulgar o seu negócio não é o bastante. Também é preciso ficar de olho na performance das suas iniciativas, avaliando as que possuem mais sucesso e as que necessitam de ajustes para gerar resultados melhores.
Para saber como mensurar resultados no Facebook, é necessário unir planejamento estratégico às ferramentas certas. Assim, o que está dando certo pode ser intensificado e ter suas características replicadas. Já o que necessita de alterações deve ser consertado o quanto antes para não comprometer a performance de todo o resto.
O acompanhamento dos seus resultados no Facebook precisa passar por algumas etapas bastante importantes. Veja a seguir quais são elas:
Determinando seus KPIs
Toda campanha possui objetivos principais. Eles geralmente são regidos por indicadores que podem ser comparados e, assim, ter sua evolução acompanhada.
Se você quer vender mais com a ajuda do Facebook, por exemplo, um dos seus KPIs (sigla que significa Key Performance Indicator, indicador-chave de desempenho, em inglês) deve ser o faturamento gerado a partir de posts na rede social.
Evite se agarrar a métricas que não possuem relação direta com o seu objetivo. Ainda seguindo o exemplo do foco em vendas, as curtidas em publicações apresentam uma grande importância? Não. Você precisa direcionar o seu público para a sua loja, então o olhar deve se voltar para as conversões.
Monitorando engajamento
Saber como mensurar resultados no Facebook não é só uma questão de ficar de olho em seus KPIs. As opiniões dos seus clientes publicadas no Facebook podem servir como norte para reformulações de abordagem, novas linhas de produtos, ajustes em determinadas partes da sua estratégia, entre outros.
Para isso, é importante monitorar o engajamento das suas publicações, em especial os comentários e mensagens diretas. Evite deixar essas pessoas falando sozinhas, buscando sempre respondê-las.
Uma rejeição maior a determinado produto pode ser relacionada a algum problema que precisa ser resolvido, por exemplo. Ao perceber estas tendências, você deve se adaptar para ficar mais perto do seu objetivo.
Usando ferramentas
Diversos aplicativos são capazes de ajudar a mensurar resultados no Facebook. A ferramenta mais fácil de usar é oferecida pela própria rede social, disponível para todas as páginas: o Facebook Insights. Contando com dados precisos de engajamento de posts e audiência da presença da marca, ele pode ser acessado a partir da aba "Informações" presente na área principal da página.
Só que o Facebook Insights pode não ser suficiente para mensurar alguns KPIs mais avançados, como aqueles relacionados a vendas e faturamento, por exemplo. Para isso, é importante contar com uma ferramenta como o Google Analytics, que se conecta a qualquer tipo de site na internet para entregar números em tempo real da sua performance.
Agora você já sabe como mensurar resultados no Facebook com eficiência a partir de um olhar estratégico. Lembre-se de que tudo isso precisa ser feito de maneira constante: a qualquer momento podem surgir novas tendências capazes de mudar completamente os rumos da sua estratégia.
E você, já mensura os resultados da sua página no Facebook? Quais os seus KPIs, e como essa rede ajuda a performance do seu negócio? Conte para a gente nos comentários e compartilhe suas experiências!
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