Como fazer uma newsletter de sucesso e garantir que ela seja lida?

Como fazer uma newsletter de sucesso e garantir que ela seja lida?

Como fazer uma newsletter ter sucesso e ser lida por todos os seus assinantes? Essa é a pergunta de ouro que muitos empresários se fazem quando analisam as estatísticas de desempenho das suas campanhas de e-mail marketing.

Por sorte, existem algumas noções simples que vão ajudar a otimizar o desempenho da sua newsletter. Veja:

O que faz uma newsletter ser bem-sucedida?

Antes de começar a descobrir como fazer uma newsletter de sucesso, precisamos entender o que é uma newsletter bem-sucedida. Afinal, não podemos saber o caminho se não conhecemos o destino.

Uma newsletter de sucesso precisa de dois pontos básicos: não gerar rejeição dos assinantes e converter para a empresa.

A parte da rejeição é simples: quanto mais cancelamentos de assinaturas e menor a taxa de abertura da newsletter, mais rejeitada ela é. Já a parte da conversão é mais complicada. Uma newsletter tem como objetivo final converter, gerar mais vendas. Para isso, os seus e-mails precisam ser abertos, lidos e precisam despertar uma sensação positiva no leitor, de que “valeu a pena” abrir a mensagem.

Cumprindo esses requisitos, a newsletter vai converter mais para a empresa.

Como fazer uma newsletter ser lida?

Agora que já entendemos o que faz uma lista de e-mails ser bem-sucedida, é hora de aprender como fazer com uma newsletter chegar nesse estágio.

O primeiro passo para isso é garantir que os e-mails sejam abertos e lidos. Só assim será possível mensurar com precisão se o conteúdo enviado é relevante ou não ou se há problemas de conversão.

Confira algumas dicas de ouro para melhorar a taxa de abertura de um e-mail:

Título atraente

O título do seu e-mail é a sua arma mais importante para garantir que sua mensagem será lida. Afinal, o título é sua única forma de contactar o leitor e convencê-lo a abrir o e-mail.

Confira algumas noções básicas para escrever títulos poderosos:

  • Seja útil ao leitor;
  • Transmita urgência;
  • Seja único;
  • Ofereça algo ultraespecífico;
  • Use palavras fortes;
  • Fale diretamente com o leitor;
  • Instigue a curiosidade do destinatário;
  • Não passe dos 70 caracteres.

Experiência anterior

Agora você fez um milhão de promessas no título do e-mail e seu assinante abriu a mensagem: é melhor cumprir o prometido ou você perde um assinante.

Por isso, é essencial investir em conteúdo de qualidade. Assim, quando o título do e-mail prometer “4 maneiras incríveis de resolver seu problema” e o conteúdo entregar realmente isso, o assinante terá uma predisposição maior a abrir o próximo e-mail também.

Periodicidade

Outro aspecto muito importante que influencia na taxa de abertura de e-mails é a periodicidade da sua newsletter.

Algumas empresas adoram manter uma periodicidade bem rígida com seus e-mails: religiosamente no mesmo horário, toda semana, o assinante recebe a newsletter. Isso é bom, pois educa o assinante a esperar pelo e-mail e aumenta a ansiedade conforme a data do disparo se aproxima. Ao mesmo tempo, um e-mail “surpresa” fora de data cria um senso de urgência maior no leitor.

Porém, o mais importante é dar tempo para o assinante digerir o primeiro conteúdo e então fique pronto para o próximo. Não é bom bombardear o leitor com muitas mensagens, já que ele perderá o ânimo em abri-los.

Continuidade

Outra boa maneira de garantir uma boa taxa de abertura de e-mails é a sensação de continuidade na newsletter.

Dividir o conteúdo em parte 1 e 2, por exemplo, costuma render bons resultados, já que quem leu o primeiro dificilmente perderá o segundo (se o conteúdo for de qualidade). Outra tática usada muito comumente é um combo com dois e-mails com dois dias de diferença. Um com o conteúdo principal e o outro com um “bônus”, com um título como “Tinha me esquecido disso...” ou “Bônus para quem abriu o e-mail anterior”.

Viu como fazer uma newsletter ser bem-sucedida e ter uma boa taxa de abertura? Se você quiser receber mais dicas como essa, entre na nossa lista de e-mails e receba conteúdo de qualidade na sua caixa de entrada!

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

Quer tirar suas dúvidas?

Fale com nosso especialista!

x