Facebook para Empresas: Dicas para melhorar sua presença on-line

Facebook para Empresas: Dicas para melhorar sua presença on-line

Empresas de todos os portes e setores já compreenderam que marcar presença no Facebook é muito mais que uma vantagem competitiva: é uma necessidade para prosperar no mercado concorrido em que atuamos. Um estudo divulgado na Campus Party de 2016 revelou que 8 entre 10 brasileiros estão conectados às mídias sociais e, segundo o Facebook, 95 milhões de brasileiros possuem contas ativas nessa rede social.

Por isso, independentemente do perfil do seu público ou setor do seu negócio, é essencial que você compreenda as diversas estratégias existentes para extrair o melhor do Facebook para empresas.

Reunimos nesse artigo 5 dicas que ajudarão você a melhorar a presença on-line de sua empresa por meio do Facebook, atraindo seu público-alvo, estreitando o relacionamento com clientes e gerando oportunidades de vendas!

1. Planeje a sua atuação no Facebook

O primeiro passo é planejar. Conheça o público que deseja atingir, defina claramente os objetivos da página da empresa, trace seus pilares de atuação na rede social, estabeleça a linguagem ideal para suas publicações.

Esse plano estratégico e tático deve estar alinhado com os objetivos do seu negócio e focado na atração e satisfação de seus clientes. Um plano bem estruturado possibilita uma presença consistente da empresa na rede social, atraindo o público certo para a página – e demais canais digitais da empresa – e deixando-o satisfeito com o conteúdo que encontra.

2. Entenda como usar o Facebook para empresas

As pessoas estão no Facebook para consumir e compartilhar conteúdo – no formato de texto, fotos, vídeos, áudios – que seja interessante, inspirador, engraçado, que reforce um estilo de vida ou sonhos a realizar.

Portanto, não adianta colocar a página da empresa no ar e criar conteúdos que falem exclusivamente da marca e de seus produtos, pois ela certamente não atrairá seguidores e não provocará engajamento.

Reduza a quantidade de propagandas sobre o seu negócio e foque em conteúdos interessantes, relacionados ao universo da sua marca. Em vez de divulgar o cardápio e preços dos pratos de seu restaurante, por exemplo, crie conteúdo com receitas, dicas do chef de cozinha, fotos e vídeos de pratos deliciosos.

3. Segmente a comunicação e otimize seus investimentos

Na hora de investir em publicidade e posts patrocinados no Facebook, você não precisa – e nem deve – atingir o maior número possível de pessoas com as publicações da sua empresa. O que você precisa é fazer uma boa segmentação do público que será impactado pelo conteúdo de sua empresa, de modo a atingir exatamente quem lhe interessa.

Para isso, o Facebook permite que as empresas selecionem a faixa etária, o local onde mora, os assuntos de interesse e as páginas curtidas pelo público-alvo da campanha. Ao segmentar o público, os investimentos são otimizados e os resultados serão, certamente, mais assertivos.

4. Não sobrecarregue seu público!

Quando se trata de usar o Facebook para empresas, é preciso ficar muito atento à frequência e qualidade de seu conteúdo. Não se pode sobrecarregar o público, mas também é proibido abandonar a página por alguns dias. O planejamento permite que você se organize e mantenha uma grade de conteúdo interessante e constante, na medida certa.

Dois a três posts por dia, em horários estratégicos de acordo com o perfil dos seus consumidores, são mais que suficientes. Posts com textos curtos e imagens atrativas são muito bem-vindos, assim como respostas rápidas e personalizadas às interações feitas por clientes na página da empresa.

5. Provoque o engajamento das pessoas

Com conteúdo interessante e direcionado para o público certo, são grandes as chances de que as publicações de sua empresa gerem curtidas, comentários, cliques e compartilhamentos. Todo esse engajamento estreita o laço de sua empresa com os clientes, aumenta o alcance de suas postagens e estimula o tráfego nos demais canais digitais da empresa.

Então, não se esqueça de provocar engajamento! Convide as pessoas a comentar, responda rapidamente aos comentários, crie chamadas interessantes para que as pessoas cliquem nos links, lance pequenos concursos culturais, interaja com o público, promova boas experiências e melhore a presença on-line da sua empresa.

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Redator(a) WB Web

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