SEO: Entenda de uma vez por todas o que é

SEO: Entenda de uma vez por todas o que é

“Dar um Google” se tornou uma expressão padrão para procurar informações sobre praticamente qualquer assunto na internet. Ao fazer uma pesquisa, o usuário se depara com milhares de resultados, mas aquelas páginas que estão nas primeiras posições são as que têm melhor visibilidade e relevância em seu universo. Para estarem ali, essas páginas aplicaram, com maestria, conceitos e técnicas de SEO. Mas afinal, o que é SEO?

SEO significa "Search Engine Optimization", termo em inglês para “otimização para mecanismos de busca”. Trata-se de uma série de técnicas e boas práticas do universo web que influenciam no posicionamento nas páginas de resultados nas ferramentas de busca, como o Google, Bing ou Yahoo.

No artigo de hoje, vamos hoje ajudar você, empresário, a entender de uma vez por todas o que é SEO, como ele pode ajudar a sua empresa a ganhar visibilidade na web e, é claro, como vender mais! Acompanhe:

O que é SEO

Os motores de busca funcionam por meio de algoritmos, que rastreiam, catalogam e ordenam todos os endereços da internet, e os exibem de acordo com as pesquisas feitas pelos usuários, a partir de palavras-chave. Quando fazemos uma busca qualquer no Google, a página que vemos com os resultados são a ponta final de todo esse processo.

Para ilustrar melhor, imagine bilhões de pequenos robôs que vagam pela internet lendo e escaneando todas as páginas de todos os servidores. Após a leitura, a cada uma dessas páginas é atribuído um PageRank, um índice que tem como base as regras de SEO (veremos mais sobre isso logo abaixo) e determina o quão as páginas analisadas são boas e relevantes para os usuários.

Principais técnicas de SEO

Como vimos, SEO é um conjunto de práticas que devem ser aplicadas às páginas de um site, para que este seja bem ranqueado em mecanismos de busca — aspectos que são levados em consideração pelos “robozinhos” que analisam as páginas. Reunimos abaixo os principais desses aspectos. Acompanhe:

Palavras-chave

São termos relacionados ao seu negócio que devem estar presentes em locais estratégicos do site, como títulos das páginas e ao longo dos textos. É por meio dessas palavras-chave que o usuário faz a busca e encontra o seu site. Evite o uso exagerado e que prejudique a qualidade e relevância do conteúdo, pois isso costuma gerar penalizações.

Hierarquia e estrutura

As páginas do seu site devem obedecer a uma hierarquia bastante clara de títulos, subtítulos, blocos de texto e outros elementos, como imagem e vídeos. A informação deve fluir de maneira natural para o usuário, como em uma narrativa. Páginas confusas, mal estruturadas e com hierarquia mal definida afugentam os usuários.

Conteúdo relevante

O conteúdo que você oferece no seu site deve ser sempre condizente àquilo que ele propõe ser — um site de receitas deve compartilhar conteúdo relacionado a receitas e todo o universo gastronômico.

Além disso, esse conteúdo deve ser único, exclusivo e de grande valor para o usuário. Caso não seja assim (ou que você tenha copiado conteúdo de outro site), as chances de penalização são bastante altas.

Usabilidade

Seu site deve ser fácil de usar para qualquer um que o acesse. Ou seja: os “caminhos” que o usuário deve tomar para conseguir fazer qualquer coisa dentro do site devem ser intuitivos, bem sinalizados e sem muitas etapas. Ah, e não se esqueça do celular! Sim, o seu site hoje deve também ser responsivo, ou seja, que se adapta a diferentes tipos, formatos e tamanhos de tela — isso ajuda em muito no ranqueamento.

Link building

Os motores de busca consideram (e muito!) a qualidade das páginas que apontam para as suas por meio de links, bem como os links que “saem” das páginas do seu site. Quanto maior for a “autoridade” das páginas linkadas, melhor para o ranqueamento!

Agora que você entendeu o que é SEO, que tal repensar as suas estratégias de marketing digital? Confira nosso artigo sobre Inbound Marketing e aplique as melhores estratégias de conteúdo em seu site!

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Redator(a) WB Web

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