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3 métricas de Marketing Digital para acompanhar

24 Outubro 2016
3 métricas de Marketing Digital para acompanhar

Depois de definir os objetivos de sua estratégia e colocar em prática o seu planejamento, é preciso acompanhar de perto algumas métricas de marketing digital para medir a eficiência de suas ações promocionais.

Conhecendo o que está dando certo em sua estratégia e o que precisa ser corrigido, sua empresa irá gerar resultados cada vez melhores em suas ações promocionais, aumentando as vendas e a captação de clientes.

Se você ainda não sabe por onde começar, não se desespere! Neste artigo, vamos indicar quais são as principais métricas do mercado e por que você precisa acompanhá-las:

1. Custo de aquisição por cliente

Para medir o sucesso de sua estratégia de marketing, é muito importante que você saiba o quanto precisa investir para trazer um novo cliente para a empresa. Falando nisso, o custo de aquisição por cliente (também conhecido como CAC) é uma métrica que mede exatamente esse valor!

Para calculá-lo, basta somar todos os gastos com marketing digital e dividir esse valor pelo número de clientes gerados em um determinado período. Um CAC muito alto é algo preocupante e indica que você precisa reduzir os investimentos em marketing, realizando ajustes na estratégia utilizada.

Já um CAC baixo demonstra que os recursos estão sendo bem aplicados, excluindo a necessidade de realizar ajustes de emergência.

2. Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma das métricas de marketing digital mais importantes para uma estratégia. Ela é usada para identificar o quanto seu planejamento é eficiente e capaz de conquistar os objetivos propostos.

É possível calcular a taxa de conversão de vários elementos, como da landing page, campanhas de e-mail marketing ou mesmo dos anúncios no Facebook Ads e Google AdWords. Basta somar o número de pessoas que foram impactadas por sua campanha e dividir pelo número de pessoas que realizaram a ação esperada por você.

Com esse dado em mãos, você saberá quais são os elementos da estratégia que mais geram retorno para a empresa e onde aplicar seus investimentos!

3. Retorno sobre o Investimento

O retorno sobre o investimento, mais conhecido como ROI, é uma métrica indispensável para medir os resultados de ações promocionais. Com ele, você será capaz de saber quais estratégias de marketing estão gerando lucros ou até mesmo prejuízos.

É bem simples elaborar o cálculo do ROI. Some toda a receita gerada por ações promocionais e faça a divisão com os investimentos realizados por sua empresa. O resultado desta fórmula irá dizer o quanto você poderá gerar por cada real investido na campanha de marketing.

Resultados negativos indicam que a estratégia está dando prejuízo para sua empresa, e precisa ser reavaliada com urgência para manter a saúde do negócio. Acompanhando estas métricas de marketing digital no dia a dia, você terá uma visão bem mais detalhada de todo planejamento, o que irá permitir um controle maior sobre os resultados e objetivos de qualquer campanha.

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