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Funil de vendas: como aplicar o conceito no Marketing Digital?

11 Agosto 2016
Funil de vendas: como aplicar o conceito no Marketing Digital?

A cada dia o conteúdo vem se mostrando como uma estratégia mais forte no mundo da web. Nesse cenário, emerge uma estratégia conhecida como funil de vendas, que consiste em algumas etapas que levam um simples visitante até o momento da compra. Baseado na criação de conteúdo (marketing de conteúdo), esse conceito tem como foco conquistar o usuário para, então, transformá-lo em um cliente. Nesse artigo, você aprenderá a aplicá-lo no marketing digital.

Primeira etapa do funil de vendas: atração

Para que fique clara a explicação, usaremos a metáfora do pescador. Imagine um lago cheio de peixes, que são os consumidores. Você tentará fisgá-los e, então, o primeiro passo, é atirar a isca.

Na primeira etapa do funil de vendas, você irá produzir diversos artigos com conteúdo relacionado ao seu negócio e publicá-los no blog. Sendo assim, o objetivo nessa fase é gerar tráfego, atraindo o máximo de usuários possível para o seu site. Aqui, recomenda-se a utilização de técnicas de SEO (Otimização par Mecanismos de Busca), escolhendo palavras-chave que possuam bons índices de procura; e as redes sociais, para divulgação. E, é claro, escrever artigos de qualidade, para que o usuário sinta confiança e reconheça sua autoridade.

Segunda etapa: conversão

No fim das suas postagens, você incluirá uma chamada para a ação convidando o visitante a inscrever-se na sua newsletter. Este é o anzol. Para isso, você solicitará algumas informações, como nome, e-mail e outros dados que você achar relevantes. Assim que o internauta iniciar o diálogo (eis aqui outra diferença primordial entre o inbound e a propaganda patrocinada: o consumidor dá início ao diálogo), deixando o contato e solicitando o recebimento de informações, ele se torna um lead.

Terceira etapa: fechamento

Depois que os peixes já foram fisgados, é chegada a hora de você começar a enviar conteúdo relevante, no processo que chamamos de nutrição. É altamente recomendado utilizar-se de ferramentas de e-mail marketing, afinal, a sua lista só tende a crescer. Isso significa que é iniciado um relacionamento, onde a sua empresa educa o usuário sobre o tema de interesse e o ajuda a solucionar problemas.

Esse estágio cria um vínculo entre a marca e o internauta, um relacionamento que gera confiança e é benéfico quando se fala em branding. As plataformas de e-mail marketing também o auxiliarão a reconhecer quais são os usuários que possuem maior engajamento com as suas mensagens (cliques, taxa de abertura, etc.), ou os leads qualificados. E esses são os usuários que estão mais suscintos a realizarem uma compra.

Etapa bônus: encantar

Assim que o consumidor fecha um negócio, ele torna-se um cliente, e você deve mantê-lo por perto. Afinal, é muito mais fácil mantê-lo do que adquirir novos. Continue nutrindo-o com informações que sejam valiosas e serão grandes as chances de ele voltar a comprar e recomendar o seu produto ou serviço para outros usuários.

Gostou desse artigo? Então aproveite para saber ainda mais sobre essa essa estratégia e entender tudo sobre o funil de vendas para aplicá-lo no seu negócio!

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