Veja a diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo
Com tantos conceitos e novidades surgindo a cada dia no marketing, é normal se questionar do que realmente cada um se trata e como eles acontecem na prática. Por isso, este artigo vai explicar um pouco sobre inbound marketing e marketing de conteúdo.
Há quem pense que estes conceitos são iguais, no entanto, não é bem assim. Porém, é certo que são estratégias dependentes e que se completam. Ficou interessado? Continue a leitura que vamos explicar em detalhes.
Os conceitos iniciais
Primeiramente, deixemos claro que os dois conceitos são dependentes um do outro. Considere o inbound marketing como uma estratégia de conversão e o marketing de conteúdo como uma estratégia de relacionamento com o consumidor.
O inbound marketing, também conhecido por "novo marketing", é composto por quatro etapas: atração, conversão, fechamento e fidelização. Essa estratégia se utiliza do marketing de conteúdo para atrair visitantes que estão curiosos ou se identificam com o conteúdo, passa pelo momento da conversão e fideliza os clientes após a venda. A intenção é criar defensores da marca que irão propagar a experiência positiva e o bom relacionamento que estão tendo.
O marketing de conteúdo, por sua vez, é uma estratégia que visa transformar empresas que tinham um canal de comunicação direto com os clientes, ou seja, divulgação de anúncios sem que haja interação, por exemplo, em canais de comunicação de mão dupla, em que é construído um relacionamento por meio de conteúdos de qualidade e relevantes.
Inbound marketing: como acontece na prática
Há várias ações que formam a estratégia do inbound marketing. Para definir as que serão utilizadas vai depender do tipo de negócio que você tem, do site (se for uma loja virtual, por exemplo), do seu público e dos canais onde ele se encontra.
De modo geral, o inbound marketing atua em sites, redes sociais, blogs e qualquer outro canal onde o seu público se encontra. Trabalha com um conceito mais estratégico de público-alvo, que são as buyer personas (criado pelo programador Alan Cooper, são arquétipos do potencial cliente), além de minuciosos planejamentos e relatórios com mensuração de resultados.
De forma mais simples e prática, uma estratégia de inbound marketing precisa de um conteúdo relevante para o potencial cliente, irá indicar como este conteúdo deverá ser explorado ao máximo para atrair, converter e fidelizar clientes, podendo compartilhá-lo de muitas maneiras, principalmente em campanhas de e-mail marketing associadas a blogs, onde têm mostrado excelentes resultados.
Marketing de conteúdo: o seu papel no inbound
O marketing de conteúdo é, basicamente, a produção de conteúdo de qualidade e relevante para um público bastante específico. No entanto, não é apenas escrever em um blog ou numa rede social e deixar que as coisas aconteçam. É preciso escrever para o público certo, publicar no lugar certo, exatamente aquilo que o seu futuro cliente está procurando.
Em um exemplo prático, imagine que você oferece passeios de turismo para a terceira idade e que você tenha escrito um artigo no blog do seu site sobre o tema, algo do tipo: "passeios de turismo para a terceira idade: confira as sugestões".
Escrito corretamente e aplicadas as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que auxilia a página do site a conseguir um posicionamento em buscadores, quando um usuário fizer uma pesquisa por esse tema ele encontrará o seu artigo, pois as chances dessa página se posicionar são muito maiores do que qualquer outra do seu site, por oferecer um conteúdo mais específico ao que o usuário pesquisou e por ser mais relevante aos olhos dos buscadores.
Assim, você tem um potencial cliente convertido para o site e pode dar continuidade ao seu plano de inbound marketing. Percebe como um faz uma parte e complementa o outro?
Quer saber mais sobre inbound marketing e marketing de conteúdo? Navegue pelo nosso blog e veja nossos artigos. Fica a dica de um post importante: O que é Marketing de Conteúdo e qual sua importância. Boa leitura!
Quer tirar suas dúvidas?
Fale com nosso especialista!