11 07 2016

O que é o Google Adwords e como ele funciona?

O que é o Google Adwords e como ele funciona?

Ao fazer uma busca no Google, você já deve ter visto que os primeiros e últimos resultados estão com uma marcação de "anúncio". Isso porque o Google tem uma ferramenta que permite a publicação de anúncios do tipo links patrocinados. E é disso que vamos tratar neste artigo: o que é o Google AdWords e como ele funciona.

O que é o Google AdWords

É uma ferramenta que o Google disponibiliza para anunciantes criarem suas campanhas para um público que realmente esteja interessado naquilo que você está oferecendo. Isso porque, diferentemente de um outdoor, por exemplo, que está ali exposto para os mais diversos perfis de público, o anúncio do Google só será exibido quando o usuário pesquisar por um termo que você definiu como palavra-chave do seu anúncio.

Criar um anúncio no Google AdWords não é tão difícil. No entanto, não se iluda: um único anúncio pode não ser o ideal para você conseguir os resultados que deseja. Por isso, procure ajuda profissional para que seja criada uma estratégia completa, um planejamento, campanhas com objetivos definidos, grupos de anúncios e, principalmente, o acompanhamento e a mensuração do desenvolvimento das suas campanhas.

Vantagens de anunciar no Google AdWords

Agora que você já sabe um pouco sobre o Google AdWords, conheça suas vantagens:

Anuncie local ou globalmente

O Google AdWords permite que, na criação do anúncio, você selecione para quais pessoas gostaria que seu anúncio fosse exibido por localização geográfica. Você pode delimitar uma pequena área, como bairros e cidades, ou ampliar essa extensão para estados e países.

Alcance as pessoas certas no momento certo

Este é um dos lemas do Google AdWords. Isso porque o seu anúncio é exibido no momento em que os usuários estão procurando aquilo que você oferece. Se você elaborar um bom anúncio e escolher corretamente as palavras-chave, a conversão é praticamente certa.

É como se uma pessoa que está andando na rua, a caminho de casa, e pensando "preciso comprar pães e leite" se deparasse com uma padaria. É a necessidade e a oportunidade, uma de frente para a outra.

Pague somente pelos resultados

É isso mesmo: no Google AdWords você só paga quando o usuário clicar no seu link. Se isso não ocorrer, você não paga nada, mesmo que seu anúncio tenha sido exibido para o usuário. Além disso, a inscrição também é gratuita, ou seja, você só irá pagar quando efetivamente sua publicidade funcionar.

Acompanhe o desenvolvimento e os resultados

Voltando ao exemplo do outdoor, você conseguiria saber exatamente quantas pessoas viram e se interessaram pelo seu anúncio? Pois no Google AdWords isso é possível. Você pode, inclusive, interromper, iniciar, pausar e testar a sua campanha, com total controle e sem perdas no orçamento.

Veja quantas pessoas viram seus anúncios e quantas dessas efetivamente clicaram. O desenvolvimento e os resultados são mensuráveis.

Como funciona o Google AdWords

Como foi dito, criar um anúncio no Google AdWords é bastante simples, mas o ideal é ter um planejamento e criar uma campanha completa de acordo com os seus objetivos e o seu público-alvo. Por isso, procure uma empresa especializada.

Basicamente, para criar um anúncio, você só precisa criar uma conta no Google AdWords, definir o seu orçamento diário e elaborar o seu anúncio. A ferramenta é bastante intuitiva.

Na criação, você define os termos de pesquisa que considera que poderão ser pesquisados por seus potenciais clientes, pois somente quando eles buscarem por esses termos é que seu anúncio será exibido.

Os anúncios são exibidos no topo da página ou ao final, com os resultados orgânicos (não pagos) no meio.

A ordem em que esses anúncios serão exibidos dependerá do lance que o anunciante dá para cada anúncio, ou seja, a cada pesquisa que um usuário realiza, o Google faz uma espécie de leilão, e os anunciantes que oferecerem um lance maior terão um local de destaque na página.

Quer tirar suas dúvidas?

Inscreva-se para receber novidades