Acompanhe-nos

Facebook - Clique para acessarGoogle+ - Clique para acessar

Clique para ser atendido ou deixar uma mensagem.

Clique Aqui que ligamos para você

Atendimento

09:00hs às 18:00hs

Funil de vendas: entenda o que é sua importância para seu negócio!

21 Junho 2016
Funil de vendas: entenda o que é sua importância para seu negócio!

Uma das mais importantes estratégias do marketing de conteúdo e do Inbound Marketing é o que chamamos de funil de vendas. O funil é uma estratégia que consiste em acompanhar o lead durante toda jornada de compra até o fechamento da venda.

Se você não sabe o que é um funil de vendas nem como utilizá-lo a seu favor, este artigo é para você. Continue lendo para saber mais!

Os quatro estágios do funil de vendas

Funil de vendas é o nome dado ao caminho que a empresa pode construir para facilitar que o cliente feche negócio com ela. É importante frisar que não se trata do único caminho para conquistar esse objetivo, mas é a estratégia mais eficiente para não depender do acaso.

O funil de vendas é dividido em quatro estágios, cada um com um objetivo e uma métrica essencial diferente e, claro, com conteúdos relevantes de acordo com cada etapa.

Confira os quatro estágios do funil de vendas

Primeiro estágio: atração

No topo do funil, temos o estágio da atração, quando produzimos a maior quantidade de conteúdo possível através de diferentes meios (blog, vídeos, posts em redes sociais etc.) para atrair pessoas que não conhecem a sua empresa ainda, ou seja, o objetivo é transformar estranhos em visitantes. Sua métrica mais importante é o número de visitas ou visualizações do seu conteúdo.

Segundo estágio: conversão

O próximo estágio do funil de vendas se chama conversão. Aqui, o interessante é transformar o seu visitante em um lead, ou seja, uma pessoa que voluntariamente abre um canal de comunicação com a sua empresa.

Para gerar leads, é preciso convidar os seus visitantes para algum tipo de ação, como, por exemplo, um cadastro em uma newsletter, segui-lo em redes sociais, landing page ou algo do tipo. Sua métrica mais importante, claro, é o número de cadastros.

Terceiro estágio: venda

O estágio seguinte do funil é a conclusão da venda, que vem após uma boa nutrição dos leads por meio de conteúdos de qualidade e pelos canais abertos no estágio anterior (newsletter, redes sociais e contatos diretos). Nesse ponto, os leads se transformam em clientes (e o número de clientes que realizam uma compra é sua métrica mais importante).

Quarto estágio: fidelização

Por fim, o quarto estágio do funil de vendas é a fidelização. É aqui que a empresa deverá adotar uma estratégia de geração de conteúdo para fidelização de clientes (como um programa de fidelidade, newsletters, eventos especiais etc.) para que os clientes se tornem promotores e divulguem a sua marca no seu círculo de amigos.

Vantagens em utilizar o funil de vendas

Ajuda a padronizar o ciclo de vendas

O funil de vendas é uma ferramenta poderosíssima para ajudar as empresas a padronizarem o ciclo de vendas, conseguindo assim otimizar a gestão durante todos os estágios do funil.

Conduz o usuário durante a jornada de compra

O funil de vendas funciona para conduzir o usuário até seu destino final, ou seja, a realização da compra.

Para entender sua importância, considere a seguinte analogia. Imagine que você seja um turista que deseja passar as férias numa praia. Existem duas opções: a cidade A e a cidade B. O caminho para a cidade A não está no mapa, não existem ônibus, trens ou aviões. Para chegar ao seu destino, o turista precisa de muita sorte. Já para chegar até a cidade B há várias alternativas. A estrada está no mapa, bem sinalizada e conservada. Com essas opções, quem você acha que receberá mais visitantes?

O funil de vendas é isso: uma estratégia para direcionar um potencial cliente até o seu destino final, além de facilitar seu posicionamento na internet.

Ajuda a prever seu volume de vendas

O marketing feito pela internet nada mais é do que um jogo de números. O funil de vendas servirá para que você consiga analisar, através de métricas, o número de leads que chega a cada estágio do funil e prever qual porcentagem poderá chegar ao final do funil, ou seja, literalmente comprar seus produtos ou serviços.

E aí, o que achou do funil de vendas? Não se esqueça de deixar seu comentário!

Faça Agora o Diagnóstico de Marketing Digital da Sua Empresa

Veja Também:

Alguns de Nossos Clientes

Norte Sul Proteção Veicular
Pax Nacional
Seguro Torcedor
Prosemearte
Matopiba
Show de Negócios

Últimas do Blog

Fique por dentro das últimas postagens do nosso Blog

WB Web - Marketing Digital | Parceiro Oficial do Google APPS for Work

WB Web - Marketing Digital

Clique para acessar nossa página no FacebookClique para acessar nossa página no Google+