Funil de vendas: entenda o que é sua importância para seu negócio!

Funil de vendas: entenda o que é sua importância para seu negócio!

Uma das mais importantes estratégias do marketing de conteúdo e do Inbound Marketing é o que chamamos de funil de vendas. O funil é uma estratégia que consiste em acompanhar o lead durante toda jornada de compra até o fechamento da venda.

Se você não sabe o que é um funil de vendas nem como utilizá-lo a seu favor, este artigo é para você. Continue lendo para saber mais!

Os quatro estágios do funil de vendas

Funil de vendas é o nome dado ao caminho que a empresa pode construir para facilitar que o cliente feche negócio com ela. É importante frisar que não se trata do único caminho para conquistar esse objetivo, mas é a estratégia mais eficiente para não depender do acaso.

O funil de vendas é dividido em quatro estágios, cada um com um objetivo e uma métrica essencial diferente e, claro, com conteúdos relevantes de acordo com cada etapa.

Confira os quatro estágios do funil de vendas

Primeiro estágio: atração

No topo do funil, temos o estágio da atração, quando produzimos a maior quantidade de conteúdo possível através de diferentes meios (blog, vídeos, posts em redes sociais etc.) para atrair pessoas que não conhecem a sua empresa ainda, ou seja, o objetivo é transformar estranhos em visitantes. Sua métrica mais importante é o número de visitas ou visualizações do seu conteúdo.

Segundo estágio: conversão

O próximo estágio do funil de vendas se chama conversão. Aqui, o interessante é transformar o seu visitante em um lead, ou seja, uma pessoa que voluntariamente abre um canal de comunicação com a sua empresa.

Para gerar leads, é preciso convidar os seus visitantes para algum tipo de ação, como, por exemplo, um cadastro em uma newsletter, segui-lo em redes sociais, landing page ou algo do tipo. Sua métrica mais importante, claro, é o número de cadastros.

Terceiro estágio: venda

O estágio seguinte do funil é a conclusão da venda, que vem após uma boa nutrição dos leads por meio de conteúdos de qualidade e pelos canais abertos no estágio anterior (newsletter, redes sociais e contatos diretos). Nesse ponto, os leads se transformam em clientes (e o número de clientes que realizam uma compra é sua métrica mais importante).

Quarto estágio: fidelização

Por fim, o quarto estágio do funil de vendas é a fidelização. É aqui que a empresa deverá adotar uma estratégia de geração de conteúdo para fidelização de clientes (como um programa de fidelidade, newsletters, eventos especiais etc.) para que os clientes se tornem promotores e divulguem a sua marca no seu círculo de amigos.

Vantagens em utilizar o funil de vendas

Ajuda a padronizar o ciclo de vendas

O funil de vendas é uma ferramenta poderosíssima para ajudar as empresas a padronizarem o ciclo de vendas, conseguindo assim otimizar a gestão durante todos os estágios do funil.

Conduz o usuário durante a jornada de compra

O funil de vendas funciona para conduzir o usuário até seu destino final, ou seja, a realização da compra.

Para entender sua importância, considere a seguinte analogia. Imagine que você seja um turista que deseja passar as férias numa praia. Existem duas opções: a cidade A e a cidade B. O caminho para a cidade A não está no mapa, não existem ônibus, trens ou aviões. Para chegar ao seu destino, o turista precisa de muita sorte. Já para chegar até a cidade B há várias alternativas. A estrada está no mapa, bem sinalizada e conservada. Com essas opções, quem você acha que receberá mais visitantes?

O funil de vendas é isso: uma estratégia para direcionar um potencial cliente até o seu destino final, além de facilitar seu posicionamento na internet.

Ajuda a prever seu volume de vendas

O marketing feito pela internet nada mais é do que um jogo de números. O funil de vendas servirá para que você consiga analisar, através de métricas, o número de leads que chega a cada estágio do funil e prever qual porcentagem poderá chegar ao final do funil, ou seja, literalmente comprar seus produtos ou serviços.

E aí, o que achou do funil de vendas? Não se esqueça de deixar seu comentário!

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

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