Qual a diferença entre o marketing tradicional e marketing digital

Qual a diferença entre o marketing tradicional e marketing digital

A internet não só trouxe muitos benefícios para a vida das pessoas, como mudou a forma como elas vivem suas rotinas. Um exemplo disso é o modo como as compras são feitas. Antigamente, era comum ver uma propaganda na televisão e comprar o produto na loja física da marca anunciante. Hoje, é possível adquirir informações sobre produtos na internet, e isso permite que o consumidor escolha a marca com base nas suas pesquisas.

Dessa forma, equipes de vendas se adaptaram ao novo perfil do consumidor. A partir daí, surgiu o marketing digital, que chegou para revolucionar a forma como organizações e clientes se relacionam no marketing tradicional.

Quer saber mais sobre as diferenças entre essas duas estratégias? Confira:

Afinal, como se define o marketing tradicional?

Anúncios de televisão e jornais, outdoors e ligações de telemarketing são exemplos típicos de estratégias do marketing tradicional, que se caracteriza, principalmente, pela interrupção da rotina do consumidor, com o objetivo de passar uma mensagem.

No marketing tradicional, o consumidor não é ouvido, e as empresas correm o risco de, muitas vezes, tentar passar uma mensagem em um momento desfavorável. Sendo assim, a marca oferece seus produtos e serviços de forma massiva, na intenção de que parte dos receptores processe a mensagem de forma positiva.

E o marketing digital?

O marketing digital tem como característica principal tentar conquistar a atenção do consumidor por meio de conteúdo útil e relevante. O grande objetivo dessa estratégia é atrair o consumidor, buscando transformá-lo em cliente e, em seguida, em fã da marca.

Mas então, quais as diferenças entre os dois?

As duas estratégias possuem o mesmo objetivo principal: conquistar novos clientes. Mas suas táticas não poderiam ser mais diferentes. Enquanto no marketing tradicional, é a empresa que vai atrás do consumidor, no marketing digital o usuário é ouvido, e possui um papel mais ativo no relacionamento.

Dessa forma, a intenção das campanhas de marketing digital é conquistar a atenção do consumidor. Para isso, são elaboradas personas, que auxiliam na compreensão do perfil dos clientes da empresa. Sendo assim, a marca pode elaborar estratégias específicas para cada tipo de público.

Por meio de redes sociais, blogs e websites, o marketing digital divulga conteúdo interessante, informativo e que cria valor para o consumidor. Dessa forma, a marca se conecta com seus clientes e faz com que sua presença na internet seja marcante. Toda essa estratégia de produção de conteúdo se justifica por conta da mudança no perfil do consumidor, que busca por informações antes de tomar uma decisão.

Além disso, o marketing digital gera menos gastos para a empresa do que o tradicional, se tornando mais viável. Mas isso tudo não significa que as estratégias de marketing tradicional vão deixar de ser usadas. É possível unir as duas vertentes para atingir os objetivos das marcas.

Agora que você já entendeu a diferença entre o marketing tradicional e o marketing digital, está pronto para montar a sua estratégia e captar novos clientes? Compartilhe nosso post nas redes sociais e comece agora!

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

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