O que é Marketing de Conteúdo e qual sua importância
Você já ouviu falar em Marketing de Conteúdo? O termo está cada vez mais comum nas discussões sobre tendências do ambiente digital e pode ser uma solução para as empresas expandirem os seus negócios e se valorizarem.
O conceito não é complicado: significa produzir conteúdo de qualidade que o público consumidor queira acessar e compartilhar. Isso ajuda a criar confiança com o cliente, o que aumenta as chances de fechar negócio.
Assim como qualquer outra iniciativa, a implementação do Marketing de Conteúdo na sua empresa só dará certo se for feita com a estratégia certa. Perfis diferentes requerem abordagens distintas para dialogarem de maneira bem-sucedida.
O que é Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo é uma forma inovadora de trazer atenção para a sua marca. Versátil e potente, ele pode proporcionar sucesso tanto a empresas grandes como pequenas. A publicidade tradicional, além de cara, já não é mais tão eficiente. As pessoas são bombardeadas por informação o tempo todo e não se concentram mais em mensagens publicitárias da maneira que as empresas gostariam. A saída é cativar o público oferecendo algo de valor em troca da atenção: um conteúdo de qualidade.
Pode ser um post de blog, um e-book interessante, um infográfico detalhado, um vídeo, um e-mail marketing informativo ou qualquer outro método que tenha identificação com o perfil da sua audiência. Para trabalhar com Marketing de Conteúdo, você deve oferecer algo valioso para receber atenção em troca.
Por que eu preciso do Marketing de Conteúdo?
Anúncios tradicionais não funcionam tão bem quanto no passado, mas este potencial pode ser recuperado ao apostar em um conteúdo interessante que possa ser compartilhado e levar o nome da marca adiante. A sua empresa, assim como várias outras, precisa do Marketing de Conteúdo porque é a melhor forma de impactar o seu público de maneira autêntica e aumentar o volume de vendas.
Não se trata de uma inciativa cara ou complexa. O Marketing de Conteúdo é perfeitamente adaptável a vários outros tipos de estratégia, inclusive as mais tradicionais. Também não é algo caro: está plenamente acessível a empresas de qualquer tamanho. Aliás, é uma escolha certeira para pequenas e médias empresas conquistarem mais destaque sem precisar do mesmo nível de investimento que as grandes.
Como eu devo começar?
Nenhuma iniciativa de marketing deve ser iniciada sem um bom planejamento estratégico. Faça um estudo a respeito da presença digital da sua marca e o que costuma ser produzido. Se você já possui um blog, vale a pena pensar em uma reformulação de proposta e linguagem. O mesmo vale para canais de redes sociais e a estrutura do seu site.
Para começar o trabalho com Marketing de Conteúdo, crie um cronograma de pautas relacionadas ao seu mercado. Pesquise palavras-chave que pontuam bem no ranking do Google e que são interessantes para o seu negócio. Desenvolva um conteúdo realmente interessante, que as pessoas queiram ler e compartilhar com os amigos. Depois, distribua este material adequadamente nas redes sociais, por e-mail e onde mais considerar estratégico.
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