15 04 2016

Marketing Digital, você sabe o que é?

Marketing Digital, você sabe o que é?

Hoje as pessoas são bem mais práticas do que há alguns anos. E como tudo no mundo tende a evoluir, com o marketing não poderia ser diferente. O marketing tradicional tem cedido lugar para um novo tipo de marketing: o chamado marketing digital. Mas, afinal, o que é marketing digital? É sobre isso que vamos falar neste post.

Vamos explicar o que é o marketing digital, seus benefícios e como utilizá-lo como estratégia de venda para seu negócio. Confira:

O que é marketing digital?

Em termos bastante simples, marketing digital é a divulgação ou promoção de uma marca, serviço ou produto no mercado através da internet. Ele difere do tradicional, uma vez que o envolve várias ferramentas online como método para atrair mais clientes e gerar novos negócios.

O marketing digital tem sido o grande aliado das empresas que desejam ter presença online, criar novos canais de comunicação com seus clientes, atrair mais consumidores que navegam pela web.

As empresas têm percebido que o retorno sobre seus investimentos, ROI (sigla em inglês para return on investment), através do marketing digital tem sido bem maior em relação ao antigo método de fazer marketing, pois é um tipo de marketing que possui métricas precisas, onde suas campanhas podem ser analisadas em tempo real e os resultados aparecem instantaneamente para você.

Quais as vantagens do marketing digital?

Hoje em dia, a maioria dos processos de compra se inicia por meio de buscas online. Atualmente, é fato que 90% das pessoas interessadas em adquirir algo começam suas pesquisas via internet e, a partir daí, partem para tomada de decisão.

Não há como fugir da tecnologia. As pessoas têm mudado seus hábitos de consumo e toda empresa deve acompanhar essas mudanças. Os consumidores querem mais conforto e comodidade, eles não vão muito longe para saber o que vão comprar. As mídias digitais têm sido grandes fontes não só de informação, mas de entretenimento e interação social. A internet se tornou a grande aliada desse consumidor. Eles têm o que querem ali em questões de segundos.

Investir em marketing digital traz retornos que nenhuma outra forma de divulgação é capaz de trazer. É através dele que seus visitantes de hoje podem ser tornar seus compradores de amanhã.

As vantagens que mais têm atraído empresários de todos os ramos para esse tipo de marketing são as seguintes:

Custo-benefício

O custo-benefício do marketing digital é infinitamente melhor do que o marketing tradicional. É possível lançar campanhas praticamente sem custo algum, apenas utilizando algumas estratégias de atração.

Como marketing de conteúdo, por exemplo, que tem sido uma das principais vias para levar o usuário até sua landing page.

Quebra de barreiras geográficas

Quando inventaram o ditado “Mundo velho sem porteiras”, mal se sabia que já era uma previsão para o futuro. Só que hoje podemos modificá-lo para torná-lo bem mais moderno, “Mundo novo sem fronteiras”. Foi isso que a internet trouxe: um mundo globalizado, sem barreiras geográficas, onde você pode se conectar de qualquer parte do mundo, a qualquer hora que queira. Interagir com outras pessoas no mundo todo e tornar sua marca conhecida é uma realidade presente.

Principais ferramentas utilizadas no marketing digital

SEM (Search Engine Marketing): envolve várias ações de marketing digital para gerar melhores resultados através de sites de busca.

SEO (Search Engine Optimization): uma das principais estratégias utilizadas no marketing digital e seu objetivo é trabalhar em estratégias que melhorem a posição de seu site nas buscas orgânicas, ou seja, podem gerar tráfego de maneira não paga para seu negócio.

Como aprender a utilizar o marketing digital em minha empresa?

Há várias formas para fazer isso. Seja um autodidata, estude bastante sobre o assunto. Há vários conteúdos de qualidade na internet que tratam do assunto. Participe de fóruns online, faça um curso de marketing — presencial ou online. Você pode escolher!

E, caso você deseje investir nessa estratégia, procurar uma empresa especializada é uma boa opção, pois contar com profissionais capacitados fará com que você tenha mais facilidade em organizar um plano de marketing digital e definir os seus objetivos.

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