Como fazer marketing digital? Passo a passo para começar

Como fazer marketing digital? Passo a passo para começar

O marketing digital tem se consolidado como item fundamental nos planos de empresas de todos os portes, pois é algo altamente lucrativo que exige pouco investimento financeiro diante do retorno que pode ser obtido. Além disso, privilegia quem tiver mais empenho, melhor planejamento, persistência e, sobretudo, paciência para que as estratégias gerem grandes resultados.

Se você é um empreendedor e precisa reforçar a presença on-line de sua empresa para vê-la crescer e prosperar, acompanhe passo a passo como fazer marketing digital.

1. Analise o mercado e faça um planejamento

Leva-se em conta que existem pelo menos dois perfis de empreendedores: aquele que ainda está projetando abrir um negócio e aquele que já tem uma empresa atuante.

Para os que estão na busca por um nicho rentável, é preciso pesquisar muito e se atentar a tudo que é feito pelos possíveis concorrentes. Uma boa sugestão é se aproximar de gerentes e donos de empresas, entender quais as dificuldades que terá de enfrentar caso invista, os riscos, e, então, a relevância que esse tipo de produto/serviço terá na internet.

Quanto ao empreendedor que deseja migrar para o marketing digital, o primeiro passo é fazer um levantamento bem detalhado sobre o mercado: Qual é o seu público-alvo? Onde esse público se concentra? Como ele se comporta na internet? Que caminhos percorrer para chegar até ele? Quem são seus concorrentes e o que eles têm feito?

Ao encontrar as respostas para essas questões, o planejamento terá tudo para seguir bem encaminhado.

O auxílio do Google Analytics para estudar o público-alvo

O Google Analytics é uma completa plataforma para analisar detalhadamente o que os usuários têm buscado, assim como elaborar as melhores palavras-chave através da ferramenta Google Keyword Planner, ter acesso a relatórios para mensurar o tráfego do site, entre outros recursos disponíveis gratuitamente — bastando se cadastrar com uma conta Gmail.

2. Elabore conteúdos para atrair clientes

Com as definições de público-alvo e plena ciência do que é relevante a ponto de converter esse público em clientes, chegou o momento de confeccionar materiais que sirvam como atração – o que é chamado marketing de conteúdo.

O formato do produto pode variar entre os diversos tipos de conteúdos digitais, como e-books, infográficos, webinars, tutoriais, videoaulas, etc.

Se a sua empresa presta serviços de consultoria, não será necessária a criação de produtos. Portanto, foque em artigos de alta qualidade para reforçar a propriedade que sua empresa tem para lidar com o assunto.

3. Crie um blog para sua empresa

A importância de se criar um blog está ligada ao segundo passo, afinal, suas publicações precisarão ser alocadas em algum lugar, e o melhor lugar para isso é um blog de qualidade profissional.

Um blog ideal para essa finalidade é aquele que proporciona boas experiências aos leitores, ou seja, precisa ter boa usabilidade, navegação simples, com design limpo e responsivo – entende-se como site responsivo um site com poucos (ou nenhum) problema de compatibilidade, que carrega adequadamente em qualquer tela ou navegador.

4. Marque presença nas redes sociais

As redes sociais são grandes aliadas para divulgação de conteúdos e as razões para tal são evidentes: o número de internautas cadastrados nas redes é cada vez maior. O Facebook, por exemplo, é utilizado por 80% dos brasileiros (segundo dados divulgados pela própria rede social).

No entanto, é preciso saber como utilizar cada uma dessas redes e, também, só usar um número maior de redes sociais caso a sua empresa comporte isso, seja capaz de atualizar constantemente todos os perfis da empresa e atender a todos os usuários.

5. Invista em estratégias SEO

Otimizar as páginas do seu site para ganhar posições valiosas no rankeamento dos sites de busca é algo imprescindível para alavancar o tráfego, e, para conseguir tal proeza, é preciso aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

As práticas consistem em otimizar alguns aspectos muito levados em conta pelo algoritmo dos buscadores, como, por exemplo, a utilização adequada de boas palavras-chave, URLs estruturalmente amigáveis aos usuários, otimização de meta description, entre muitas outras.

E então, sua empresa está preparada para ingressar no marketing digital? Assinando nossa newsletter, você terá acesso a novas dicas para aprimorar suas estratégias e muito mais. Não perca essa oportunidade!

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

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