30 03 2016

Buyer Personas, entenda a importância para o seu negócio

Buyer Personas, entenda a importância para o seu negócio

Uma empresa que queira obter sucesso no mundo online precisa conhecer bem o seu cliente ideal, saber quais são suas reais necessidades, analisar seu perfil, seu comportamento, objetivos pessoais, profissionais e principalmente quais são seus anseios e aspirações. E a melhor forma de fazer isso é criando efetivamente suas buyer personas.

Mas afinal o que é uma buyer persona?

Buyer persona é um conceito idealizado pelo americano Alan Cooper e funciona como uma ferramenta de marketing digital de suma importância para ajudar as empresas a atraírem mais clientes para seu negócio.

A tradução mais usada para buyer persona é “cliente ideal”, e ela pode ser definida como uma personagem fictícia, criada por uma empresa para entender quem são seus consumidores, quais são seus desejos e o que eles procuram ao acessar sua página online.

A buyer persona é de vital importância para que sua empresa não gaste todos os seus esforços na procura por um público variado e amplo que nem sempre trará o retorno esperado. A construção bem feita de sua buyer persona permite montar uma “foto” ou perfil do seu potencial cliente, ajudando assim, a manter o foco em pessoas que realmente sejam valiosas de acordo com seus objetivos. Ou seja, é uma forma de manter seus esforços naqueles consumidores realmente relevantes para sua empresa.

Por que devo descobrir qual a buyer persona para minha empresa?

Através da construção da buyer persona será possível analisar as técnicas utilizadas para que o Inbound Marketing de sua empresa tenha êxito.

Mesmo ao utilizar ferramentas eficientes, como o Adwords, por exemplo, não é garantido que suas estratégias de marketing digital tragam o retorno que sua empresa espera. É preciso saber focar em quem já tenha certa tendência em clicar nesses anúncios e responda positivamente o call to action esperado.

Como descobrir as melhores buyer personas para meu negocio online?

Existem três passos que são de vital importância para quem está procurando pela buyer persona para sua empresa, mas é muito importante compreender que segui-los somente uma vez não será suficiente.

As constantes mudanças e as possibilidades que a web proporciona tornam necessários que o processo de estudo da buyer persona seja feito periodicamente, de 45 em 45 dias, por exemplo, para assim, adquirir o máximo de informações que auxiliarão nas novas estratégias de marketing digital. Assim:

1º Passo: Pergunte

Para começar, é necessário reunir informações de quem ainda não utilizou o seu serviço. Esses dados devem conter quais as intenções, expectativas e também o que eles valorizam ao fazer uma compra online. Também é necessário descobrir quais são as dificuldades e dúvidas quando eles utilizam esse serviço e onde eles costumam buscar informações para superar esses obstáculos.

2º Passo: Compare os dados dos seus potenciais clientes com os atuais

Agora é preciso fazer as mesmas perguntas utilizadas no 1º passo aos clientes que já utilizam seus serviços online de modo a permitir uma comparação dos dados obtidos. Se um ou mais padrões entre essas informações forem percebidos, é um sinal de que a sua buyer persona está sendo criada. É preciso ficar bem claro que vários perfis podem e devem ser criados, mas é preciso tomar cuidado para não acabar se perdendo entre eles.

Caso esses padrões não sejam percebidos durante a comparação de dados, será preciso repensar as perguntas feitas e voltar a repetir o processo de consulta ao cliente.

3º Passo: Crie o seu personagem

Com as informações obtidas e os padrões observados, o último estágio de criação da buyer persona é a formação de perfis de clientes ideais para sua empresa. Analise todas as informações que você percebe que serão significantes para quem for realizar o processo de criação do marketing online da sua empresa.

Procurar aprimorar a buyer persona para o seu negócio e aplicar essa ideia durante as suas estratégias de inbound marketing é essencial para garantir o seu lugar no vasto mercado competitivo da internet. Para que sua empresa cresça é necessário focar nas pessoas certas, por isso buyer personas bem construídas com uma base de conteúdo bem feita é o segredo de qualquer negócio de sucesso.

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