5 dicas de SEO eficientes para qualquer site

5 dicas de SEO eficientes para qualquer site

O ambiente digital é cheio de oportunidades para pessoas e empresas que desejam obter sucesso com sites na web. Como o objetivo é sempre atingir o máximo de público, o Google e outros buscadores são grandes aliados nesta missão. Resta aos sites saberem como trabalhar para ganhar mais visibilidade nos resultados das buscas. Por isso, investir em uma área de especialização chamada de SEO (Seach Engine Optimization, “otimização para mecanismos de buscas”, em inglês) é uma excelente maneira de começar.

O meio do SEO é muito volátil, as tendências podem mudar conforme os novos hábitos dos usuários são percebidos, logo, mecânicas inéditas são introduzidas na web. Para evitar que você se perca em meio a muitas recomendações desencontradas, reunimos a seguir as principais dicas de SEO eficientes para qualquer site. Acompanhe:

1. Tenha conteúdo relevante

Ao longo dos anos, muitas dicas de SEO focavam em enganar os sites de pesquisas ao encher as páginas de palavras-chave não relacionadas. Com o tempo, os usuários e o Google foram se tornando mais seletivos, de forma que as buscas ficaram mais sofisticadas. Agora, para ter sucesso nesta área, você precisa investir em conteúdo de qualidade: não há nenhum truque ou jeito de escapar disso.

2. Crie links para seu próprio site

Para as plataformas de pesquisas, um site é mais valorizado se possuir uma boa quantidade de links para outras páginas. Mas, se você tem um site com links internos, também conquistará boa vantagem em SEO. Procure criar links para outras seções ou artigos somente quando for relevante: o Google penaliza excesso de links que não possuem relação com o restante do conteúdo.

3. Use texto alt nas imagens

O Google e demais sites de pesquisas não rastreiam só conteúdo em texto como também o fazem com as imagens do seu site. Só que, como não é possível “ler” ilustrações e fotos, o sistema do Google precisa de uma ajuda. É aí que entram os textos alt, que são descrições de imagens inseridas no código-fonte. Lembre-se que é muito mais vantajoso emplacar o seu site tanto nos resultados convencionais como no Google Imagens, por exemplo, utilizando esta estratégia.

4. Invista na responsividade

Esta é uma prova de como os hábitos dos usuários acabam influenciando o ranking dos sites de buscas ao ponto de fazer com que eles introduzam novas funcionalidades. Recentemente, o Google passou a priorizar e sinalizar os sites que são adaptados para múltiplos tamanhos de tela, como smartphones e tablets. Portanto, certifique-se de que o seu site funciona bem em qualquer aparelho para contar com este destaque.

5. Use URLs legíveis

O endereço das seções do seu site é cheio de códigos ou traz palavras bem claras relacionadas ao objetivo da página? Se for o primeiro caso, você precisa fazer alterações urgentes, já que os buscadores dão vantagem aos sites que possuem endereços fáceis de ler e entender. Isso é um reflexo do comportamento do usuário, que confia mais em sites com URLs legíveis e acessíveis.

Ao seguir estas dicas de SEO, você conseguirá melhorar os resultados do seu site em curto prazo. No entanto, é preciso uma estratégia robusta e constantemente atualizada de SEO para que a sua presença digital cresça. Felizmente, existe um mercado de profissionais dedicados à otimização de conteúdo, usando os conceitos de SEO especializados em inteligência digital e planejamento.

Ficou alguma dúvida sobre as técnicas de SEO? Deixe a sua pergunta nos comentários.

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

Quer tirar suas dúvidas?

Fale com nosso especialista!

x