23 02 2015
| Atualizado em
19 10 2019

5 passos para criar uma campanha de Links Patrocinados no Google Adwords que dê resultado

5 passos para criar uma campanha de Links Patrocinados no Google Adwords que dê resultado

Para as empresas, o Google Adwords é a pedra filosofal que converte tudo em ouro. E à medida que os negócios na internet se expandem, as campanhas de links patrocinados e sua otimização ganham uma importância fundamental. E por ser uma ferramenta com custo convidativo, essa ação publicitária tornou-se o primeiro passo de muitos negócios no marketing digital.

Embora pareça simples, existem métricas que devem ser seguidas para a elaboração de uma campanha no Google bem sucedida, e não usá-las pode significar perda de dinheiro e redução da eficiência da mesma. Pensando nisso, desenvolvemos 5 passos para o planejamento, criação e implantação de uma campanha de links patrocinados matadora. Acompanhe a seguir!

1. Imponha metas para alcançar seus objetivos

Qual o seu objetivo ao investir em uma campanha do Google Adwords? Atrair visitantes para o seu site? Vender mais produtos ou serviços? Posicionar seu negócio no mercado? Ao responder essas perguntas, você poderá decidir seu objetivo e seu público-alvo. É necessário estabelecer uma proporção ou quantidade plausível para a análise do desempenho e definir quanto pretende investir mensalmente.

Imaginemos, por exemplo, um e-commerce de roupas para adolescentes. Este possui uma média de 500 visitas diárias e 10 vendas. Caso você queira que o tráfego aumente, passando para 3000 visitas ao dia em 2 meses, é necessário um investimento financeiro maior. Mas para isso, é preciso conhecer os resultados e ter certeza do retorno do investimento antes de aumentar a verba.

2. Crie palavras-chave, mas fugindo do óbvio

A rede de pesquisa do Google é baseada em palavras-chave e, por isso, você deve elaborar as palavras básicas de sua campanha. Lembre-se do seu objetivo e defina termos que você acredita que seu consumidor pesquisa, mas fugindo do óbvio. No caso da loja virtual de roupas para adolescentes, não use apenas o termo "roupas", pois é muito genérico e concorrido. Utilize também "moda", "vestuário", "acessórios", "peças", entre outras. Quanto mais específica for a palavra, maiores serão os resultados.

No Google Adwords, você define quanto gastará com a campanha. Ao pagar previamente um montante, você receberá créditos. Utilize a ferramenta de palavras-chave do Adwords para verificar o volume de buscas mensais por termo, concorrência e quanto vale o clique de cada uma. Elas tem um custo por clique (CPC), que é determinado pelo seu nível de procura no buscador. Se você dispor de R$ 100,00 para investimento e definir "roupas para adolescentes" como palavra-chave, e cada clique custar R$ 0,50, esse valor será descontado do seu orçamento a cada vez que um usuário acessar seu anúncio (link patrocinado).

3. Defina grupos de anúncios

Para cada campanha, o Google Adwords trabalha com grupos de anúncios. Estes contêm o anúncio a as palavras-chave ligadas à ele. Lembra das palavras básicas? O ideal é criar um grupo para cada uma delas e, em seguida, colocar um anúncio e palavras-chave adicionais. Crie grupos como: peças coloridas, para a palavra peça; roupas para adolescentes em São Paulo, para a palavra roupas, e assim por diante.

4. Dê start em sua campanha

Obedecendo aos limites de caracteres impostos pelo Google Adwords, crie um título com 25 caracteres para chamar a atenção do consumidor e um texto de até 70 caracteres para promover a ação, citando o que você tem de especial para oferecer, ou um call-to-action, ou seja, convide seu possível cliente a realizar uma ação. Em seguida, insira o endereço de destino, onde o consumidor dará continuidade à navegação, como um cadastro, promoção ou artigo interessante.

Direcionar seus clientes para a página inicial do seu site não é uma boa ideia. Mande-os para páginas específicas, onde estão seus produtos. Dessa forma, a taxa de conversão será maior. É importante ressaltar que não adianta atrair o seu público, fazê-lo clicar em seu anúncio e depois exibir uma página ruim. Tente dar o máximo de informações que conseguir sobre o seu produto, capriche no conteúdo e faça um ótimo uso das práticas de marketing digital. Lembre-se também de adicionar o horário e para quais cidades, país ou regiões seus links patrocinados serão exibidos.

5. Monitore seu desempenho

Você recolheu informações, analisou dados, estabeleceu objetivos e criou sua campanha. Agora será necessário acompanhar e monitorar de perto os resultados da mesma pelo menos uma vez por dia. Com essas dicas incríveis, temos certeza de que você criará uma ótima campanha de links patrocinados e conseguirá bons resultados para o seu negócio.

Você já criou sua campanha de links patrocinados? Como foram os resultados? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários abaixo! Não deixe de conhecer a WB Web, oferecemos as melhores soluções de marketing digital para o seu negócio!

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Autor

Redator(a) WB Web

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