O que é e para que serve a persona no Marketing?
Se você já trabalha, ou está começando a trabalhar com o marketing digital da sua empresa, deve saber que conhecer o seu público alvo é um dos principais itens a serem observados na hora de montar uma boa estratégia. Isto porque, se você sabe detalhes da sua audiência - do que eles gostam, como se sentem, ou como se comportam –, você terá mais eficiência na hora de se comunicar com ela.
Uma excelente forma de traçar o perfil do seu público alvo é através da criação de Personas. Neste artigo vamos te explicar o que são, para que servem e qual a importância das Personas para o seu negócio.
O que são personas?
A persona é um personagem fictício que representa as principais características de um grupo de clientes. Ela é construída por meio de pesquisas qualitativa e quantitativas, que geram representações sobre o comportamento dos consumidores de uma marca – quem eles são, o que eles estão buscando conquistar, quais são os objetivos em suas vidas, como é o seu comportamento de compra, etc. As personas são baseadas em um publico alvo chave para o um negócio, ou seja, são modelos representativos baseados no comportamento de consumidores já cativos.
Para que serve uma persona?
Para começar, uma persona te ajuda a entender quem é o seu consumidor atual, e quem é o seu público-alvo. A partir do momento em que você entende profundamente o comportamento do seu consumidor, essa compreensão afetará positivamente as decisões tomadas na criação de modelos de Estratégia de Marketing, e de Vendas. Aprender sobre os hábitos dos clientes, significa potencializar a comunicação da empresa, criando um relacionamento empresa x cliente muito mais próximo e humanizado.
Qual é a importância de criar uma persona?
Como já dissemos, talvez o maior motivo para que você crie uma persona é que, quando bem feitas, elas ajudam potencializar a forma como você se comunica com o seu público, sua voz será muito mais focada no consumidor. Isso significa que o seu conteúdo vai ser relevante para a sua audiência, uma vez que identificando os diferentes tipos de conteúdo que se encaixam com as preocupações e interesses de seu público, você falará sobre os assuntos que você já sabe que eles querem ouvir – e vale lembrar que manter o conteúdo relevante é quase que sinônimo de engajamento e compartilhamento.
Além disso, a criação de Personas te ajuda a conectar os conteúdos de seu site ou redes de relacionamento aos produtos e serviços mais afins, uma vez que você terá entendido quais são os estágios de compra do seu consumidor.
A criação de Persona ainda te ajuda a manter o seu conteúdo envolvente, porque você saberá definir o tom e o estilo comum aos seus diferentes tipos de comprador.
Não bastasse isso, a criação de Personas incentiva a integração do marketing digital com os outros canais, e é um método bastante eficiente na hora de te ajudar a decidir sobre as prioridades de produção de conteúdo, levando em conta as verdadeiras necessidades dos clientes.
Ok, entendi a importância, mas por onde devo começar?
Uma boa forma de começar é reunindo informações sobre os clientes que você já tem, e ir preenchendo as lacunas com dados que você for reunindo através de pesquisas. Aliás, pesquise.
Quando for escrever o esboço da sua Persona, tente retratar o melhor possível, e com descrições minuciosas: desde o nome, idade, gênero, onde mora, hábitos familiares, profissão, gostos, desgostos... Descreva situações que representem este personagem, quais são seus sites preferidos, quais assuntos lhe interessam, quais são seus objetivos de vida... Visualize-o como uma pessoa de verdade, com toda a complexidade que um ser humano comum pode ter: perfeições e imperfeições. Crie uma, duas, três... Crie quantas personas forem preciso, desde que elas consigam representar o seu público alvo.
E depois de pronta, pense na sua estratégia:
"Devo escrever mais em um blog por que minha persona consome isso?", "Devo fazer uma promoção, ou minha persona não se importa com o preço?"
Viu como isso pode ser eficiente? Todas as perguntas podem ser baseadas no comportamento da persona que você criou, persona que criou baseada no cliente que você já tem.
Agora é sua vez! Mãos à obra, e depois conte para gente como criar uma persona funcionou pra você.
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