06 01 2015
| Atualizado em
19 10 2019

O que é Marketing Digital?

O que é Marketing Digital?

A expressão marketing digital é bastante usada hoje em dia por sites, blogs e empresas em geral. Mas você sabe o que ele significa? O uso dessa expressão faz com que a maioria das pessoas pense que se trata de um novo tipo de marketing. Na verdade, o marketing digital nada mais é do que o marketing tradicional praticado no ambiente digital.

Ao perceber o surgimento dessa até então nova mídia, as técnicas do marketing passaram a ser executadas nela. Mas, como todas as mídias, a internet também tem suas características próprias que mudam a maneira que o marketing é executado. Sua principal vantagem é a falta de delimitação geográfica, pois pode atingir pessoas de todo o mundo. Se o marketing era feito após estudo de mercado e uma estratégia para atingi-lo, sem a delimitação geográfica a criação de uma estratégia de sucesso ficou mais complicada.

Entenda melhor o que é e para que serve o marketing digital.

O que é o marketing digital?

Como mencionamos acima, o marketing digital é o uso de estratégias do marketing tradicional na internet. Para isso, são utilizadas técnicas como links patrocinados, e-mail marketing, SEO, marketing viral, campanhas em mídias sociais etc. E, como o marketing, depende de estratégia, planejamento e conhecimento do público alvo.

Ao entrar no mundo digital, as palavras-chave para empresa são conteúdo e estratégia. Muito mais do que oferecer serviços e produtos de qualidade, o conteúdo que as empresas publicam em redes sociais e em seus sites pesam muito. O marketing digital também tem custos menores e retorno mais alto, permitindo um acesso fácil e rápido a todas informações da empresa e agilidade na interação, potencializando o efeito de campanhas bem criadas.

Para que serve?

O principal objetivo do marketing digital é construir uma marca sólida e referência no mercado que atua, divulgá-la entre seu público alvo e aumentar o seu lucro. Na internet, a empresa pode atingir grandes camadas formadoras de opinião e, mais importante, multiplicadoras de opinião. O marketing digital também serve para fidelizar o consumidor por meio de campanhas personalizadas, pontuais e temáticas. Esse tipo de marketing também permite um feedback imediato e avaliação precisa. Consequentemente, cria mais possibilidades de maximizar os lucros.

Para completar, o marketing digital também serve para monitorar ações de marketing de empresas concorrentes e até antecipar seus próximos passos. Com metodologias de avaliação e métricas, o monitoramento pode ser contínuo, ajudando a definir os rumos de sua própria empresa. Mesmo marcas já famosas e consolidadas podem atrair novos consumidores e expandir ainda mais o seu negócio com boas campanhas e conteúdo de qualidade.

A solidez da marca, aumento do alcance e maximização dos lucros se dá pelas campanhas de marketing terem se tornado mais eficazes e atrativas, além de serem bem flexíveis, já que podem ser ajustadas especialmente para a sua segmentação de mercado e de acordo com o orçamento disponível.

Você já investe no marketing digital? Quais foram os resultados que percebeu até agora? Compartilhe suas experiências nos comentários.

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

Quer tirar suas dúvidas?

Inscreva-se para receber novidade