06 01 2015

O que é Marketing Digital?

O que é Marketing Digital?

A expressão marketing digital é bastante usada hoje em dia por sites, blogs e empresas em geral. Mas você sabe o que ele significa? O uso dessa expressão faz com que a maioria das pessoas pense que se trata de um novo tipo de marketing. Na verdade, o marketing digital nada mais é do que o marketing tradicional praticado no ambiente digital.

Ao perceber o surgimento dessa até então nova mídia, as técnicas do marketing passaram a ser executadas nela. Mas, como todas as mídias, a internet também tem suas características próprias que mudam a maneira que o marketing é executado. Sua principal vantagem é a falta de delimitação geográfica, pois pode atingir pessoas de todo o mundo. Se o marketing era feito após estudo de mercado e uma estratégia para atingi-lo, sem a delimitação geográfica a criação de uma estratégia de sucesso ficou mais complicada.

Entenda melhor o que é e para que serve o marketing digital.

O que é o marketing digital?

Como mencionamos acima, o marketing digital é o uso de estratégias do marketing tradicional na internet. Para isso, são utilizadas técnicas como links patrocinados, e-mail marketing, SEO, marketing viral, campanhas em mídias sociais etc. E, como o marketing, depende de estratégia, planejamento e conhecimento do público alvo.

Ao entrar no mundo digital, as palavras-chave para empresa são conteúdo e estratégia. Muito mais do que oferecer serviços e produtos de qualidade, o conteúdo que as empresas publicam em redes sociais e em seus sites pesam muito. O marketing digital também tem custos menores e retorno mais alto, permitindo um acesso fácil e rápido a todas informações da empresa e agilidade na interação, potencializando o efeito de campanhas bem criadas.

Para que serve?

O principal objetivo do marketing digital é construir uma marca sólida e referência no mercado que atua, divulgá-la entre seu público alvo e aumentar o seu lucro. Na internet, a empresa pode atingir grandes camadas formadoras de opinião e, mais importante, multiplicadoras de opinião. O marketing digital também serve para fidelizar o consumidor por meio de campanhas personalizadas, pontuais e temáticas. Esse tipo de marketing também permite um feedback imediato e avaliação precisa. Consequentemente, cria mais possibilidades de maximizar os lucros.

Para completar, o marketing digital também serve para monitorar ações de marketing de empresas concorrentes e até antecipar seus próximos passos. Com metodologias de avaliação e métricas, o monitoramento pode ser contínuo, ajudando a definir os rumos de sua própria empresa. Mesmo marcas já famosas e consolidadas podem atrair novos consumidores e expandir ainda mais o seu negócio com boas campanhas e conteúdo de qualidade.

A solidez da marca, aumento do alcance e maximização dos lucros se dá pelas campanhas de marketing terem se tornado mais eficazes e atrativas, além de serem bem flexíveis, já que podem ser ajustadas especialmente para a sua segmentação de mercado e de acordo com o orçamento disponível.

Você já investe no marketing digital? Quais foram os resultados que percebeu até agora? Compartilhe suas experiências nos comentários.

Quer tirar suas dúvidas?

Inscreva-se para receber novidades