4 vantagens do marketing de conteúdo para a sua empresa

4 vantagens do marketing de conteúdo para a sua empresa

O marketing de conteúdo vem se firmando como estratégia das empresas para converter clientes. Ele consiste em qualquer forma de compartilhamento de conteúdo que tenha como objetivo informar os clientes ou educá-los. Por meio dessa operação, um grande público que entra em contato com o seu conteúdo pode aos poucos ser fidelizado e, mais tarde, convertido num cliente que comprará produtos da empresa por acreditar em seus valores.

São muitas as empresas que já descobriram as vantagens de se colocar essa estratégia em prática nos seus negócios. A seguir, descubra porque o marketing de conteúdo tem crescido tanto, conhecendo quatro de suas vantagens.

Visibilidade na rede

Quando se pensa em comprar online, a maioria dos consumidores faz a sua pesquisa por meio de sites de busca, mesmo que queiram apenas conhecer o produto. Um marketing de conteúdo bem feito permite que o seu site seja bem posicionado em sites de busca. Isso acontece porque alguns critérios devem ser observados na criação do conteúdo, como palavras chave, densidade do texto, links etc.

Quando a sua empresa possui um site com conteúdo de qualidade e em boa quantidade, com uma frequência regular de atualização, este passa a ser bem posicionado e é nele que chegam os clientes interessados.

Autoridade sobre o assunto

Por causa da pesquisa dos consumidores acontecer por meio de sites de buscas e também de redes sociais, é comum que eles queiram ler sobre o produto ou serviço que desejam adquirir. Nesse sentido, o marketing de conteúdo tem gerado positiva mudança. Se a sua empresa produz conteúdo a respeito daquilo que vende, se mantém a frequência e qualidade nos textos, vídeos, newsletter etc., são grandes as chances de sua marca ser percebida pelo público como autoridade no assunto. Isso facilita o processo de fidelização do cliente, o que consequentemente leva a mais compras.

Custos menores e durabilidade

A prática mais comum para marketing em tempos não tão distantes era a da mera compra de espaço publicitário de uma outra empresa. Dessa forma, o seu anúncio era veiculado numa revista, jornal ou televisão e depois esquecido. Em suma, tinha um curto tempo de vida. No marketing de conteúdo é diferente. Quando o conteúdo é gerado é bem possível dizer que ele existirá para sempre no âmbito da internet. Os consumidores podem chegar a seu conteúdo por meio de pesquisas ou porque alguém o compartilhou. Portanto, não apenas o custo foi rebaixado drasticamente por não ser preciso pagar periodicamente por espaços publicitários, mas o seu conteúdo agora tem mais tempo de vida.

Captação de público

Nos pontos anteriores foi demonstrada a forma como consumidores fazem suas pesquisas atualmente. Portanto, apostar no marketing de conteúdo é acompanhar a nova tendência comportamental de consumidores que desejam ser mais ativos no processo, não desejam apenas ser convencidos de que determinado produto é bom. Eles gostam de pesquisar e se informar por conta própria. Um site com conteúdo oferece exatamente isso para o consumidor.

Gostou de nossas dicas? Comente e compartilhe!

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

Quer tirar suas dúvidas?

Fale com nosso especialista!

x