05 11 2014
| Atualizado em
19 10 2019

7 Dicas essenciais para posicionar sua empresa nas mídias sociais

7 Dicas essenciais para posicionar sua empresa nas mídias sociais

Quando falamos de marketing, não podemos deixar de lado o marketing digital e, consequentemente, as mídias sociais. É muito difícil encontrarmos alguém que não se interesse e não tenha seu perfil no Facebook ou no Twitter, por exemplo. As mídias sociais vieram com tudo e não apresentam sinais de que vão deixar nossas vidas tão cedo.

Então, nada melhor que aproveitar este espaço para alavancar a sua empresa e, principalmente, abrir um canal direto de comunicação com o seu cliente. As pessoas buscam soluções rápidas no dia a dia e as mídias sociais estão aí pra isso. Basta ficar de olho nas dicas que separamos para que sua marca ganhe ainda mais espaço e destaque no mundo online.

1 - Mantenha sua página atualizada

Ninguém quer seguir ou curtir uma página que não traz nenhuma novidade ou notícia interessante. É preciso haver disciplina na hora de criar suas publicações para que sempre haja novas postagens e assim gerar interação com o público. Vale a pena ficar de olho nas notícias da sua área de atuação, em reportagens relacionadas, novidades no mercado... E nunca esquecer de postar as novidades referentes a sua empresa, como o lançamento de um produto, um serviço diferenciado ou mesmo uma visita incomum no ambiente de trabalho.

2 - Conheça seu público-alvo e planeje-se

É extramamente importante saber para quem você está se dirigindo. Conhecer seu público antes OU durante o processo de criação da sua página online é essencial para que os esforços em comunicação não sejam disperdiçados. De pouco adianta fazer postagens muito genéricas, sem um público-alvo determinado.

Uma vez sabendo a quem falar, o ideal é se planejar para que estas postagens "apareçam" nas timelines dos interessados nos horários e dias mais propícios para esta leitura. Utilize horários espalhados pelo dia, caso seu público está conectado o dia inteiro por dispositivos móveis, ou foque em um período específico, quando seu cliente costuma procurar por sua empresa.

3 - Relacione-se com seu cliente

As mídias sociais se tornaram o SAC dos dias atuais. As pessoas querem interagir com as marcas, fazendo perguntas, elogiando, tirando dúvidas ou mesmo criticando. Independente do que o seu público busca, é importante dar um retorno. Principalmente pequenas e médias empresas, onde geralmente é possível ler todas as mensagens e respondê-las uma a uma.

Dica extra: Existem programas de monitoramento online para saber o que as pessoas estão falando sobre uma determinada marca ou produto. Quem sabe, no seu caso, seja interessante usar um programa desses para ter mais controle e assim responder com maior facilidade?

4 - Seja criativo

A rede mais popular do momento, o Facebook, vem atraindo novos adeptos dia a dia e, de uns anos pra cá, é a rede mais comentada e frequentada. Com toda essa popularidade, tem muito material por lá e ficar reprisando o que já passou é meio chato...

Então, procure ser criativo nas suas postagens, tente utilizar o que está em alta no momento e postar o que agrada seu cliente. Lembrando sempre que uma ideia que deu certo no passado não necessariamente fará sucesso de novo, ou seja, esteja sempre buscando novas inspirações.

5 - Procure engajar seu público

Mídias sociais se fazem através de engajamento. É o sonho de toda empresa ter seus clientes engajados e com a sua marca na cabeça de todos. Porém, esta não é uma tarefa das mais fáceis. Ainda assim, é totalmente possível de ser realizada. À medida em que o seu perfil ou página for crescendo, a facilidade em ter participação das pessoas vai aumentando e isso pode se tornar uma cadeia. É bom saber que, na maioria das vezes, o desenvolvimento da página tende a ser lento e um pouco complicado, mas com iniciativa e persistência, dá para ir muito longe!

6 - Faça promoções

Quem não gosta de promoções? Na verdade esta é uma das grandes atitudes para engajar seu público. Realizar sorteios ou promoções culturais costumam atrair a atenção. Utilize algum produto que queira destacar ou um serviço que precisa ser vendido, crie o regulamento (isto é bem importante) e pronto!

Dica extra: Informe-se sobre como funcionam as promoções na rede social que você escolheu. Algumas possuem regras bem rígidas a respeito e podem prejudicar sua página caso não sejam cumpridas. Fique de olho!

7 - Nunca arranje confusão!

A sétima dica é simples e uma das mais importantes: nunca arranje confusão com seu cliente. O ambiente online é propício para compartilhamentos e se a sua imagem for prejudicada, pode trazer bastante dor de cabeça para você.

Quando algum cliente escrever uma crítica, procure resolver de maneira tranquila e gentil. Veja o que ele tem a dizer e procure resolver o quanto antes. Independente da satisfação plena da pessoa, é extremamente importante sua empresa cumprir o papel dela.

Com essas dicas, você já sai na frente e, com certeza, terá uma página com potencial de crescimento. Claro que tudo vai depender do seu empenho em estar presente nas mídias sociais. Não adianta apenas criar uma página; ela não terá vida própria. É preciso planejamento e cuidado diário. Afinal, a internet nunca dorme e tem sempre alguém acordado querendo atenção.

Você busca posicionamento nas mídias sociais? De que forma? Conte para a gente nos comentários!

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

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