10 atividades essenciais para qualquer empresa que esteja migrando para o ambiente online

10 atividades essenciais para qualquer empresa que esteja migrando para o ambiente online

A internet é fonte de inúmeras possibilidades de crescimento para organizações de todos os tamanhos. Esta é uma forte razão para cada vez mais empresas migrarem seus negócios para a web. Para ganhar destaque entre os internautas e aumentar a cartela de clientes, existem algumas ferramentas e estratégias eficientes utilizadas pelas marcas. Essas táticas fazem parte de ações indispensáveis para empresas que estão começando na internet. Confira algumas delas.

1. Analisar o mercado

Uma das primeiras ações é a análise de mercado. Durante o desenvolvimento do projeto de migração, informações sobre potenciais clientes e sobre a concorrência são fundamentais para construção de um planejamento eficiente.

2. Escolher uma boa plataforma

A plataforma escolhida para montar o site ou e-commerce faz uma boa diferença na usabilidade que o espaço vai ter, tanto para o visitante quanto para quem gerencia. Por isso, a empresa deve escolher uma plataforma que permita customizar o layout, baixar plug-ins específicos e criar um espaço agradável, que tenha a identidade da marca.

3. Fazer testes de usabilidade

Quanto mais agradável for o espaço, maiores serão as chances de um visitante passar um bom tempo na página e de voltar a ela. De maneira geral, esses sites têm layout clean, com imagens em boa resolução e são intuitivos. Para garantir uma página virtual assim, são realizados testes de usabilidade antes do lançamento oficial. Eles comparam menus, tamanhos de letras e disposição de imagens, por exemplo, para criar o ambiente mais atraente possível.

4. Marcar presença nas principais redes sociais

As redes sociais são fortes aliadas para empresas que buscam fortificar sua presença online. São meios utilizados para promover produtos e serviços, divulgar marcas e engajar clientes. Por isso, é importante que empresas que estão migrando para o ambiente online criem perfis e páginas nas principais redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram.

5. Integrar as redes sociais

Depois de criados os perfis e as páginas nas redes sociais, é hora de integrá-los. Assim, as atualizações realizadas em uma rede são copiadas para as outras. Dessa maneira, o público alcançado é maior.

6. Investir em e-mail marketing

Uma ferramenta de marketing digital muito efetiva é o e-mail marketing. O envio de conteúdo informativo e relevante diretamente para o público-alvo da empresa é uma das melhores formas de fortificar laços com clientes e divulgar produtos e serviços.

7. Aplicar técnicas de SEO

A otimização de sites é uma maneira de alcançar uma boa colocação nos resultados de uma pesquisa do Google. As técnicas de SEO buscam utilizar as palavras-chaves ideais, otimizar títulos e melhorar a descrição de uma imagem. Estas são algumas das ações que ajudam a colocar o seu site entre os primeiros resultados de uma busca relacionada à empresa.

8. Conhecer as ferramentas de marketing digital

E-mail marketing e técnicas de SEO são apenas duas das ferramentas de marketing digital utilizadas pelas empresas para o fortalecimento da marca na web e a divulgação de produtos. Ter conhecimento destas ferramentas e de estratégias é essencial para que os negócios alcancem sucesso no meio digital.

9. Pesquisar sobre opções de frete

Empresas que comercializam produtos devem oferecer boas opções de entrega para os clientes. Portanto, uma atividade importante para quem está migrando seus negócios para o meio on-line é a pesquisa por opções de fretes. Assim, é possível disponibilizar as melhores alternativas, com variações de preço e de tempo de entrega.

10. Garantir a segurança do site

Para preservar a segurança dos dados da empresa, é essencial garantir que o site não seja invadido. Para isso, existem algumas ações que podem ser tomadas, como a utilização de certificados SSL e o monitoramento da infraestrutura.

Conhece mais alguma atividade importante para empresas que estão começando na web? Conte para a gente nos comentários!

WB Web Marketing Digital
Autor

Redator(a) WB Web

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