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Check list para decidir se é hora de vender seus produtos online

17 Outubro 2014
Check list para decidir se é hora de vender seus produtos online

O comércio eletrônico continua em acelerado crescimento: no começo deste ano, foi registrado um aumento de 26% na receita e de 36% nas transações comerciais realizadas no setor. Em reais, isso significou mais de R$16 bilhões de faturamento, só no primeiro semestre. Este crescimento é resultado do aumento nas vendas realizadas e no número de consumidores virtuais, atraídos pela comodidade de realizar compras pela internet. É um mercado promissor, que atrai cada vez mais lojistas e compradores. Se você também está considerando colocar seus produtos para vender na web, confira esta check list e avalie se é mesmo a hora certa!

Check list: é hora de vender seus produtos online?

1. Seus produtos são raros ou difíceis de encontrar?

Se os produtos comercializados em sua loja física são únicos, exclusivos ou difíceis de encontrar, então provavelmente é uma boa ideia disponibilizá-los para que consumidores de outras cidades e regiões também possam encontrá-los. Muitos internautas recorrem à internet quando não conseguem encontrar um produto nas lojas físicas próximas. Se suas mercadorias entram em uma categoria de produto incomum, este é um forte motivo para vendê-las online.

2. Você acha que perde oportunidades de fechar negócios pela localização geográfica de sua loja?

Uma das maiores vantagens da internet é a quebra de barreiras geográficas. Ou seja, seus clientes não se limitam aos moradores e eventuais visitantes de sua cidade. Na web, é possível atrair e fidelizar consumidores de todos os lugares, aspecto que aumenta as possibilidades de vendas e, consequentemente, a cartela de clientes. Além disso, é uma maneira de oferecer mais conforto no processo de compras, mesmo para clientes próximos, que também poderão acessar seu site e adquirir produtos com apenas alguns cliques.

3. Você procura oportunidades para ampliar seus negócios, sem que para isso seja necessário um alto investimento?

Outra grande vantagem do comércio virtual são os gastos reduzidos. Não é necessário alugar uma sala comercial para atender seus clientes e o processo é todo automatizado, portanto, não há necessidade de uma grande equipe de funcionários e os investimentos com publicidade são muito menores. Por isso, abrir um e-commerce para comercializar seus produtos é a maneira ideal de ampliar seus negócios, fidelizar mais clientes e aumentar o volume de vendas, sem ser necessário um grande investimento.

4. Você busca maneiras de oferecer melhores ofertas para seus compradores?

Promoções e preços baixos são dois grandes fatores que rendem um bom volume de vendas. Um dos fatores que mais atraem os internautas para as lojas virtuais são os valores mais baixos dos produtos. Isso só é possível porque os gastos com uma loja virtual são muito menores do que os gastos de uma loja física. Nesse tipo de transação comercial, não existem despesas como salários de vendedores, comissão ou aluguel do espaço físico, portanto, é possível oferecer produtos a preços melhores e ainda assim aumentar os lucros sobre a venda.

5. Você quer mais tranquilidade no gerenciamento de seus negócios?

O conforto proporcionado por um e-commerce também acontece para quem gerencia. Os processos automatizados possibilitam muito mais tranquilidade nas transações de vendas e financeiras, por exemplo. Depois de escolher uma boa plataforma e definir um bom projeto de criação e estratégias para a loja virtual, a rotina de trabalho é muito mais simples do que a demandada pela loja física. Portanto, se você busca mais tranquilidade na gestão de seus negócios, deve considerar começar a vender seus produtos online.

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