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Entenda por que você deveria coletar TODOS os dados do seu cliente

08 Outubro 2014
Entenda por que você deveria coletar TODOS os dados do seu cliente

Entender o consumidor pode ser a chave do sucesso de qualquer negócio. No mercado atual, entender seu cliente é vital para se manter na frente de seus concorrentes. E, para isso, é preciso coletar dados, segmentar e agrupar seus consumidores. Nenhum dado deve ser deixado de lado ou negligenciado, todos, de alguma forma e em algum momento, servirão para melhorar as vendas e o relacionamento da empresa com o cliente.

A coleta de dados deve ser uma prática comum e constante a todo empreendimento que deseja subir no conceito do seu cliente. Há várias maneiras de se coletar esses dados, pesquise o viabilize o que melhor se adapta ao seu segmento. O importante é não deixar de utilizar essa poderosa ferramenta que pode alavancar de forma significativa seu negócio.

Muitos empreendedores têm em mente que apenas os dados da compra são relevantes, porém detalhes como: data de aniversário, idade, estado civil, ou até mesmo o time que seu cliente torce, são peças chaves para intensificar o engajamento e interatividade do consumidor com a marca. É clichê, mas os detalhes podem fazer toda a diferença nesse momento. Não descarte qualquer informação que seja, pois aquelas que parecem ser "menos importantes" ajudam a melhorar aspectos como:

Intensificar o relacionamento com cliente

Alguns dados do seu cliente certamente ajudarão a intensificar o relacionamento com o mesmo. Quando você conhece bem aspectos sociais, intelectuais, profissionais, entre outros, de alguém, fica bem mais fácil se relacionar e saber o que aquela pessoa deseja. Um bom relacionamento entre empresa e cliente pode gerar benefícios para ambas as partes - e aumentar a satisfação do consumidor e as vendas para a empresa.

Consolidar o cliente

Muitos empreendedores sabem como "capturar" novos clientes, mas poucos sabem como manter esse cliente em contato com a marca. Isso se deve ao fato de a empresa não saber o suficiente desse cliente. Consolidar consiste em tornar sua interação e relacionamento com o cliente estável, forte. Significa cuidar desse cliente de maneira a sempre estar em contato com ele de várias formas. Para isso, é preciso que você saiba muito sobre esse cliente.

Torna o cliente admirador da marca

Tornar um cliente mais que consumidor, mas também admirador e divulgador da marca, são valores importantíssimos que, quando conquistados, geram lucros inimagináveis a qualquer empreendimento. Um consumidor apenas utiliza os serviços, um admirador propaga esse mesmo serviço aonde ele vai, indica aos amigos e defende como se fosse seu. Tendo em mãos alguns dados importantes do seu cliente você poderá aumentar as chances para que isso aconteça.

Aumenta as possibilidades de vendas e de fidelização

Essa parte enche os olhos de qualquer empreendedor. As vendas são a alma do negócio. Os rastros digitais que seu cliente deixa em seu site, páginas ou blogs, servem para que você saiba o que ele deseja consumir. Além de aumentar as possibilidades de fidelização por parte do cliente que, ao se sentir satisfeito com o produto e atendimento, se sentirá bem cuidado e isso ajudará para a fidelização.

Cria empatia da empresa com o consumidor

Empatia, segundo o dicionário, é: a aptidão de se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, entre outros. Na psicologia, é explicada a identificação de um sujeito com o outro. Para que a empatia seja real e eficaz ao seu empreendimento, você deve ter mais dados do que uma simples data de aniversário, nome e outros.

A empatia pode ser a chave para desvendar os desejos e almejos do seu cliente. Quando uma empresa traça o perfil do seu público e cria empatia com o mesmo significa que ela está muitos passos à frente do seu concorrente de mercado.

Definir estratégias, metas e objetivos do negócio

Dados, em qualquer âmbito, ajudam a definir com clareza os objetivos e metas do negócio. Podendo traçar assim a melhor estratégia para lidar com o consumidor e para a construção de seus produtos.

Hoje muitas empresas têm acesso facilitado aos dados dos seus cliente e muitas não sabem como proceder com eles. Organize seu negócio para efetivar esses dados em lucros.

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