Acompanhe-nos

Facebook - Clique para acessarGoogle+ - Clique para acessar

Clique para ser atendido ou deixar uma mensagem.

Clique Aqui que ligamos para você

Atendimento

09:00hs às 18:00hs

Passo a passo para escolher o domínio ideal para a sua empresa

29 Setembro 2014
Passo a passo para escolher o domínio ideal para a sua empresa

Pode parecer estranho, mas uma das grandes dificuldades encontradas no momento de criar um site é justamente a escolha do nome e do domínio. Muito além de um endereço na web, o domínio faz parte da marca da empresa. Confira um passo a passo para escolher o melhor domínio para o seu site:

Passo 1 - Do que se trata o seu site?

Primeiramente, temos que definir se o site é de uma empresa, é um projeto pessoal, é uma revista eletrônica, é um site de notícias e publicidade... Do que se trata o site e qual é a finalidade dele. Seja qual for, é necessário fazer um planejamento e uma gestão de marca (branding). Afinal, você está criando uma marca. Caso já tenha o nome e a marca, pode seguir em frente. Caso ainda não tenha, seria interessante realizar o branding, fazer todo o planejamento da marca da sua empresa, antes escolher o domínio.

Passo 2 - Simplifique o nome

Na maioria das vezes, quanto mais curto o nome, melhor. Isso porque nomes simples são mais fáceis de serem memorizados pelo público-alvo. Por exemplo, o que seria mais fácil de ser memorizado: "Rufles" ou "Batata de Chips da Rufles"? Certamente o nome mais simples é o mais agradável e o mais fácil de fixar na memória do consumidor. Domínios mais simples de visualizar e fáceis de digitar aumentam as chances de melhorar o sucesso de seu site. Veja como ficaria no endereço:

  • www.rufles.com.br
  • www.batatadechipsdarufles.com.br

Passo 3 - Usar ou não usar palavras-chave, eis a questão

Muitas empresas optam por usar palavras-chave em seus domínios, visando um melhor ranqueamento. Muitas vezes, essa prática acaba por acarretar em domínios longos e menos amigáveis. Vale ressaltar que a melhor prática para ranqueamento do site é o próprio conteúdo disponibilizado pelo site. Será que não vale mais a pena simplificar o domínio e investir em conteúdo e User Experience (UX) para o seu site?

Outra dica que damos é evitar números, hifens, caracteres especiais etc. Quanto mais simples, melhor. E os caracteres como números e hifens podem vir a dificultar a memorização do domínio.

Passo 4 - Escolha a melhor extensão

Extensão trata-se dos sufixos ".com. br", ".net", ".org" etc. Existem os domínios genéricos, como os ".com", e os especializados, como os ".org" (ligado a organizações governamentais). Dê uma conferida e veja qual o melhor sufixo para a sua empresa. Os domínios genéricos são mais fáceis de serem lembrados pelo público, porém os especializados podem dar maior confiabilidade ao site.

Passo 5 - Confira se o domínio escolhido é original e registre-o

Escolhido o domínio, é hora de verificar se é possível usá-lo. Ele pode já estar registrado para outra empresa. Você pode pesquisar a disponibilidade do domínio por meio do site:

Caso não esteja, você deverá registrá-lo, pagando uma taxa anual. Caso esteja, mas você queira muito aquele domínio, você pode negociar com a pessoa que o registrou e comprá-lo.

Estas são algumas dicas que irão facilitar o seu trabalho na seleção do domínio ideal.

Faça Agora o Diagnóstico de Marketing Digital da Sua Empresa

Alguns de Nossos Clientes

Oratória+
Birô de Campanha
Matopiba
Brasil Localize
Nayara Ferreira
Painel Tocantins

Últimas do Blog

Fique por dentro das últimas postagens do nosso Blog

WB Web - Marketing Digital | Parceiro Oficial do Google APPS for Work

WB Web - Marketing Digital

Clique para acessar nossa página no FacebookClique para acessar nossa página no Google+