Importância das métricas no marketing digital
O que não se mede, não evolui, concorda? A possibilidade de mensurar a performance de cada detalhe da campanha é uma das grandes vantagens do Marketing Digital sobre o tradicional, além, é claro, do custo relativamente menor. E as métricas estão aí, ao alcance de qualquer um, por meio de ferramentas gratuitas como o Google Analytics e o Facebook Business Manager, fornecendo bases de dados precisas para que você tenha referências ao afinar sua estratégia.
Neste post, você vai conhecer algumas das métricas mais importantes, além de perceber como esses números são fundamentais para nortear as ações dentro do Marketing Digital. Confira!
Leads
A geração de leads (potenciais clientes) é, sem sombra de dúvida, uma das principais métricas do Marketing Digital. Essa taxa indica quantos visitantes deixaram dados de contato em uma landing page ou em um formulário para assinar uma newsletter, por exemplo, demonstrando interesse em saber mais sobre o seu produto/serviço.
Conversões
A taxa de conversões está intimamente atrelada à geração de leads. Ela indica se os seus prospects estão ou não avançando etapas dentro do seu funil de vendas, passando de visitantes a leads e de leads a clientes. Trocando em miúdos, as conversões sinalizam se sua estratégia funciona ou não.
Visitantes únicos
O número de visitantes únicos é uma das métricas mais simples de se analisar, pois significa a quantidade de pessoas que entrou no seu site/blog para ver determinado conteúdo. Por isso é que o conteúdo qualificado e alinhado à persona é essencial para atrair o máximo de visitantes para o topo do seu funil de vendas.
Tráfego de referência (referral)
O tráfego de referência também é fundamental, pois fornece pistas sobre a origem dos seus visitantes. Os usuários podem ter chegado ao seu domínio por meio das redes sociais, de links em outros sites ou da pesquisa orgânica. O referral indica onde está o seu público-alvo e, consequentemente, os melhores locais para você investir nas campanhas.
Visualizações/Clicks
Se você já criou a página da sua empresa no Facebook, deve estar familiarizado com essas duas métricas toda vez em que paga para impulsionar uma publicação. As visualizações se referem ao número de usuários, dentro da base que você segmentou, que pode ou não ter visto seu anúncio na timeline. Já os clicks no anúncio se referem aos usuários que interagiram com sua publicação, clicando nela.
Importância das métricas voltadas para a gestão
Além das métricas que influenciam diretamente na estratégia, temos aquelas que aparecem especialmente nos relatórios periódicos para apresentação ao cliente. As mais importantes são:
CAC (Custo por Aquisição do Cliente): calcula quanto a empresa gastou para conquistar um novo cliente;
ROI (Retorno do Investimento): mede a proporção entre o valor investido e o lucro/prejuízo;
LTV (Lifetime Value - Ciclo de Vida do Cliente): projeta a receita que um cliente pode trazer para a empresa dentro de um histórico de relacionamento.
Como você percebeu, o Marketing Digital comporta inúmeras métricas, com possibilidades ilimitadas de cruzamento de dados. É por isso que, ao planejar sua estratégia, você deve ter em mente qual é o seu KPI (Indicador Chave de Performance), ou seja, em qual das métricas você se baseará para avaliar a progressão do seu negócio online, a fim de não se perder entre uma montanha de informações e desperdiçar recursos.
E então, esse conteúdo te ajudou a compreender um pouco mais sobre a importância das métricas? Fique à vontade para compartilhá-lo nas redes sociais e, assim, auxiliar outras pessoas.
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