Google Adwords | Pesquisa de palavras-chave para anúncios
Como fazer pesquisa de palavras-chave para anúncios no Google Adwords
Investir em anúncios no Google Adwords é uma estratégia imprescindível para qualquer empresa que preste serviço on-line ou trabalhe com e-commerce, independente do seu porte; e a sua prática aparentemente é bastante simples: sua empresa paga, o Google anuncia. Porém, ao contrário do que parece, o processo de trabalhar com Google Adwords não pode ser visto como algo tão simples para obter sucesso, pois, para isso, é preciso levar em conta muitos fatores, entre eles o uso correto de palavras-chave.
Como funciona o Google Adwords
Através da página do Google Adwords a sua empresa pode ser cadastrada de forma rápida e fácil. Os valores de investimento estão ligados ao CPC (custo por clique), CPM (custo por impressão), CPA (custo por aquisição, ou seja, quando um cliente clica no anúncio e realiza uma compra), que propriamente acabam servindo de métricas para calcular o ROI.
O trabalho com adwords vai além de anunciar on-line. Com base em palavras-chave, é possível trabalhar com os termos mais rentáveis dos mecanismos de busca, e, até mesmo, fazer com que potenciais clientes se deparem com seus anúncios. Para isso, o primeiro passo é entender o funcionamento das palavras-chave – confira abaixo.
Pesquisa de palavras-chave rentáveis
Selecionar as melhores keywords para seu negócio não é algo que pode ser encontrado em livros ou artigos, afinal, é algo que está diretamente ligado ao que o seu público busca na Web. Mas como descobrir a relevância do termo que você pretende utilizar?
Pensando em auxiliar quem busca por essa resposta, o próprio Google disponibiliza uma ferramenta em sua plataforma adwords chamada Google Keyword Planner (Planejador de palavras-chave), que permite a pesquisa por determinados termos e retorna o número estimado de pesquisas feitas a partir de um período referentes àquela palavra.
Como trabalhar com palavras-chave
Para que você tenha noção da variedade de funções eficientes existentes no Google Adwords, estabeleça em sua mente que as palavras-chave se subdividem em cinco categorias: Ampla, Ampla Modificada, Frase, Exata e Negativa. As keywords funcionarão de forma diferente em cada correspondência que for inserida, veja suas diferenças!
- Ampla – Fazem parte das palavras-chave de correspondência ampla pesquisas que incluem possíveis erros ortográficos, sinônimos, plurais e singulares, e demais similaridades relacionadas à variação do termo. Ou seja, se a ideia é trabalhar com o termo “flores online”, serão consideradas buscas como “vendas de flores pela internet”, “flores para decoração”, etc.
- Ampla Modificada – Permite adicionar termos que acionarão seu anuncio quando forem buscados. Essa função é muito útil para quando deseja utilizar termos específicos, como, por exemplo, quando o público alvo é quem busca por “buquês”, o modificador de pesquisa ampla tornará seu anuncio mais relevante a quem utilizar esse termo na pesquisa.
- Frase – Os anúncios são exibidos em pesquisas “fraseadas” e em situações onde houverem variações aproximadas da frase. Exemplo: se o termo inserido na campanha é “venda de flores online”, termos como “venda de rosas colombianas online” podem ativar o anuncio.
- Exata – Como o próprio nome nos sugere os anúncios somente serão exibidos quando a busca for feita pelo termo exato (embora sejam consideradas algumas variações aproximadas).
- Negativa – A correspondência negativa faz com que determinados termos não sejam levados em conta na pesquisa, sendo fundamental para evitar que eles ativem seu anúncio a usuários com chance remota de conversão.
Diferenças entre palavras head tails e long tails
Esses termos foram criados com o propósito de facilitar a compreensão do uso quantitativo de palavras numa palavra-chave e o impacto que ele pode gerar.
Head tails
São keywords formadas por uma única palavra, permitindo que termos genéricos influenciem diretamente na ativação do anúncio. Sua prática não é indicada para trabalhar com vendas, pois o anúncio será exposto a muitos usuários que não estão em busca do que sua empresa oferece, gerando CPM desnecessário.
Long tails
Ao contrário das head tails, uma long tail é formada por três ou mais palavras, sendo recomendada para quando se pretende trabalhar com termos mais específicos, direcionados para clientes em potencial que têm buscado por termos como “tênis X de cor azul para basquete”.
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